Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional acontece em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras realizou nesta última sexta-feira (24) a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade”. O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes de diversas instituições e de membros da sociedade.

Na ocasião, a palestra magna foi proferida pelo conselheiro estadual do CONSEA, Mauricio Moreira, que chamou a atenção dos presentes para a responsabilidade tanto na produção como no consumo de alimentos, para que se efetivem as ações de sustentabilidade.

“É preciso provocar a sociedade para sabermos o que de fato está sendo feito pela saúde alimentar. A partir disso é que devemos procurar as devidas parcerias para que haja o fortalecimento da segurança alimentar”, destacou o palestrante.

A programação do evento contou ainda com informações repassadas pela nutricionista Érica Moura, que fez uma retrospectiva da alimentação nutricional efetivada pela Secretaria Municipal de Saúde. Quem também repassou informações pertinentes à segurança alimentar em Oeiras foi o técnico em agricultura Juvenal, que falou aos presentes sobre a preocupação que a Secretaria Municipal de Agricultura tem quanto à produção de alimentos no município.

Após os momentos da explanação dos palestrantes, foram divididos os grupos de discussão dos eixos propostos pela conferência. Ao término, foram elencadas importantes propostas para a comunidade, tendo o evento em sua totalidade um saldo positivo.

Este encontro é realizado a cada quatro anos no propósito de discutir estratégias para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país.  A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é um espaço intersetorial, que envolve todas as ações do município voltadas à segurança alimentar e nutricional, possibilitando a aproximação da população, momento válido para discutir novas diretrizes.