Informações do Município

Oeiras foi fundada no século XVIII, por vaqueiros que estabeleceram fazendas de gado na região, dando origem aos primeiros núcleos populacionais do Piauí. Foi a primeira vila, a primeira cidade e primeira capital do Estado, deixando o posto para Teresina, em 1852.

Constituída ao redor de uma igreja (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória – na foto), a cidade preserva fortes traços e tradições católicas, com grandes manifestações religiosas como a romaria de Bom Jesus dos Passos, Semana Santa, Festa do Divino e Festejo de Nossa Senhora da Vitória, a quem foi consagrado o primeiro templo regular do Piauí.

Oeiras guarda um patrimônio histórico dos mais valiosos, com seus casarões coloniais e monumentos dos séculos XVIII e XIX. O centro histórico permanece como núcleo administrativo e econômico da cidade, que chegou ao tricentenário com uma atmosfera acolhedora e sentimental.

É também o lugar onde tudo vira história, onde as tradições são passadas de pais para filhos, onde Deus pôs generosamente seu pé para demarcar a sacralidade do lugar. Nas ruas, procissões seculares expressam a essência da cidade, Patrimônio Histórico Nacional, conhecida como Capital da Fé.

Atualmente, a cidade que já atravessou mais de três séculos possui cerca de 37 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (2021). Ainda de acordo com dados do IBGE, em 2020, o salário médio mensal entre os oeirenses era de 1.6 salários mínimos.

Deixe uma resposta