Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras está realizando a partir da manhã desta quarta-feira (25) a etapa final do Plano Municipal de Saneamento Básico. O plano vem sendo desenvolvido no município desde 2013 e ao longo deste tempo já foram realizadas 48 reuniões no intuito de escutar a população. O evento que segue até esta sexta-feira (27) deve estabelecer diretrizes e captar informações sobre a demanda para sanar o déficit em saneamento básico do município.

O Plano Municipal de Saneamento Básico visa a assegurar a fixação de padrões técnicos, a exigência de planejamento e a possibilidade de estabelecimento de controles sociais para os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

No município de Oeiras fazem parte do grupo gestor 18 representantes, sendo eles do poder executivo, legislativo, prestadores de serviço, membros da sociedade civil e do comitê executivo, todos imbuídos em cumprir a meta de universalização do acesso ao saneamento básico com quantidade, igualdade, continuidade e controle social, desafio que o poder público municipal deve encarar como um dos mais significativos.

Para o melhor desenvolvimento deste plano a cidade foi dividida em 10 setores, sendo cinco na zona urbana (Oeiras Nova, Jureminha, Rosário, Parque Leste e Rodagem de Floriano) e cinco na zona rural (Buriti do Rei, Boa Nova, Morro Redondo, Briona, Canto Fazenda Frade e Várzea Tranqueira), desta maneira está sendo realizado um diagnostico preciso da realidade de cada local, podendo assim, identificar as deficiências e facilitando as decisões a serem tomadas.

Através deste plano a gestão do prefeito Lukano Sá busca dar mais qualidade de vida a população do município, por meio dos serviços básicos como abastecimento de água e esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O Plano Municipal de Saneamento Básico deve ainda ser desenvolvido com efetiva participação social, ao longo dos anos, favorecendo que a cidade de Oeiras esteja apta a receber os recursos necessários do Governo federal.

Programação da ultima rodada de reuniões do Plano Municipal de Saneamento Básico:

Quarta-feira (25):
10h – Contentamento