Câmara Municipal de Oeiras abre oficialmente atividades de 2015

Na noite desta segunda-feira (23) a Câmara Municipal de Oeiras realizou a abertura de suas atividades para o ano de 2015. Na ocasião o Secretário Municipal de Administração e Finanças, José Raimundo, fez a leitura da mensagem do prefeito Lukano Sá ao povo do município. O pronunciamento de abertura do primeiro período legislativo de 2015 foi acompanhado pelos secretários municipais Stefano Ferreira (Cultura), Luís Fernando Costa (Obras), pelo chefe de Gabinete, Raimundo Cassiano, o Procurador Geral do Município, Alexandre de Deus Barbosa, além de vereadores e sociedade civil que compareceram ao evento.

A mensagem do prefeito Lukano Sá buscou externar a necessidade de se manter um diálogo harmonioso com o legislativo municipal no intuito de trabalharem juntos para o bem estar da população de Oeiras. No texto, o prefeito aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos dois anos de sua administração, destacando grandes avanços nas áreas da saúde, educação e cultura.

Na oportunidade também foram citados grandes eventos como o EXPOEIRAS e o Festival de Cultura, além de mencionar a construção de várias unidades básicas de saúde, tanto na zona urbana como rural.

Em seu texto, o chefe do Executivo mencionou ainda as dificuldades enfrentadas pelos municípios pelas constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com ele, uma adversidade que vem caracterizando o país nos últimos meses, mas que mesmo assim, tem conseguido manter em dias a folha de pagamento dos servidores municipais e ainda, tem feito algumas obras com recursos próprios do município.

Após a leitura da mensagem o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Neander Moura, deu por encerrada as atividades daquela Casa.

Leia o discurso na integra:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,
Excelentíssimos Senhores Vereadores,

É com muita honra que encaminho, neste mandato que me foi concedido pelo povo de Oeiras, esta mensagem por ocasião da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal.

Importante, também, destacar que esta oportunidade é a ocasião que tenho para detalhar os planos com vistas ao exercício que se inicia e reafirmar a importância da convivência harmônica entre os poderes, princípio básico da democracia, visando a garantia dos interesses do nosso povo.

É essa relação harmônica entre os Poderes Executivo e Legislativo que buscarei ver prosperar, cada vez mais, durante os próximos anos, com vistas à obtenção de benefícios para a população e iniciativas que promovam a melhoria da cidade.

Porém, o ano de 2015 será de muito trabalho frente às adversidades que se desenham.

Assumi o Município de Oeiras em meio a um estado delicado. Desde o primeiro dia tivemos que fazer ajustes e começar primeiro um profundo diagnóstico da real situação do nosso município, para assim traçar objetivos e metas no afã de garantir que nossa gestão fosse marcada por transformações e avanços. Nunca cruzamos os braços diante da crise. Foram necessárias medidas austeras no âmbito da Administração, mas a cada dia fomos vencendo pequenas e importantes batalhas, até chegar aqui.

Nossa gestão já está marcada pelo crescimento mercadológico em nossa cidade, principalmente no que se refere ao Turismo. A EXPOEIRAS é um marco em nossa cidade, atrai visitantes e empreendedores em busca de negócio, e já se tornou a maior feira agropecuária do Piauí. O Festival de Cultura também ganhou uma importância muito maior em nossa gestão, e agora traz grandes personalidades nacionais para Oeiras, o que atrai bastantes visitantes e investidores.

Também melhoramos a infraestrutura de nossa cidade, com a construção e reforma de dezenas de Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais, ruas e avenidas novas, a construção da Praça da Juventude, que abriga diversos projetos sociais para famílias em estado de vulnerabilidade social e tiram nossos jovens do mundo das drogas e do crime.

Também estabilizamos as contas públicas, e todas as dívidas da prefeitura, adquiridas em gestões anteriores, foram devidamente quitadas. Os servidores púbicos municipais recebem em dia, e hoje Oeiras é uma das quatro únicas cidades adimplentes do Brasil.

A atual gestão está lutando diariamente para transformar a realidade. Porém, as mudanças são processos gradativos, que se requerem muito trabalho e dedicação. Aos poucos, as mudanças começaram a ser percebidas e estamos fazendo Oeiras uma terra de oportunidades.

Para isso, espero contar, sem dúvidas, com o apoio solidário desta Casa, com o discernimento e a maturidade política de todos os Vereadores e Vereadora, para enfrentarmos, juntos, as adversidades que se apresentam e buscarmos as melhorias que a cidade de nossos corações necessita.

Muito obrigado!