Oeiras recebe eventos do Outubro Rosa até o fim do mês

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta última sexta-feira (16) mais uma atividade dentro da campanha Outubro Rosa.  O vento ocorreu no logradouro Rocha Neto, espaço onde é grande a movimentação de pessoas durante toda a semana.

Na ocasião, foi realizada palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero, momento também em que foram aferidas pressão arterial de cerca de 90 pessoas, enquanto outras 75 verificaram a glicemia capilar. Na oportunidade os profissionais da saúde municipal fizeram medidas antropométricas e, em seguida, o cálculo de índice de massa corporal, e por fim foram feitas as avaliações nutricionais pela doutora Érica Moura.

Para a enfermeira Alexsandra Fontes, uma das responsáveis pelo movimento na cidade Oeiras, esta ação visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, tendo em vista que este mês é marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. “A intenção desse momento é termos como foco as pessoas que estavam participando da feira livre, principalmente as mulheres que são residentes na zona rural.  O mais interessante é que muitas delas participaram, elas saíam do comercio e vinha ao nosso encontro.  São pessoas que, devido à rotina, terminam por não participar desses momentos nos postos de saúde, por isso achamos importante irmos ao encontro delas.  Nosso objetivo maior é levar cada vez mais essas informações a toda a população”, destacou Alexsandra Fontes.

Além dos eventos já realizados, a programação do Outubro Rosa prossegue até o fim do mês. O Outubro Rosa é um movimento internacional. O laço cor-de-rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população e de entidades na prevenção da doença.  O câncer de mama é o mais incidente em mulheres, e representou 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano.