Campanha de prevenção ao câncer de boca gera ação em Oeiras

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou na manhã da última terça-feira (20) da abertura da Campanha de Diagnostico e Prevenção do Câncer de Boca.  Esta ação oferecerá diagnóstico e encaminhamento gratuito, antecipando o tratamento e melhorando o prognóstico do paciente.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, parabenizou todos os profissionais envolvidos na campanha, ao tempo que ressaltou que é um privilégio para a cidade de Oeiras realizar uma campanha pioneira como essa e cumprir seu papel social junto à comunidade, colaborando com o diagnóstico precoce do câncer de boca. “É um passo importante quando o diagnóstico precoce pode resultar em um tratamento que venha possibilitar a cura”, destacou Auridene Freitas.

Durante a solenidade o Prefeito Lukano Sá falou da importância desse evento para sociedade, explicitando as inúmeras ações quem vem sendo realizadas pela sua gestão no campo da odontologia. “Essa campanha é algo muito inusitada, com um grau de importância muito grande. Uma satisfação que temos é de ter dado um grande avanço nos serviços odontológicos no nosso município, que vem atendendo com eficiência a população. São serviços de qualidade que vem fazendo parte da rotina de nosso povo, serviço que a população tem percebido e agradecido”, frisou o Prefeito Lukano Sá.

A campanha será dividida em três fases: Triagem, Diagnóstico e Tratamento. Nos dias 21 e 22 de outubro, quarta e quinta-feira o público alvo será os participantes do Clube da Melhor Idade.  Na sexta-feira (23) serão instaladas tendas na Praça do Perdão, centro de Oeiras, e o público alvo será a população em geral, que será abordada pelos TSBs com a distribuição de folders.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tumor de cabeça e pescoço tem alta incidência em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, e atinge principalmente indivíduos do sexo masculino com mais de 50 anos, em especial os com hábitos de fumar e ingerir bebidas alcoólicas – que tem um risco 30 vezes maior de desenvolver esse tipo de câncer. Entre os principais fatores de risco para o câncer na cavidade oral estão o tabagismo, o etilismo e as infecções pelo HPV.