Programa de Irrigação Kit Pastagem é lançado em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), realizou na manhã desta sexta-feira (13) o lançamento do Programa de Irrigação – Kit Pastagem, na Câmara Municipal. Neste primeiro momento 235 kits de irrigação de sistema em baixa pressão devem ser entregues. O objetivo é a implantação de pastagem visando assegurar estratégias para homem do campo atender a demanda alimentar do seu rebanho mesmo em período de seca.

Durante o evento o Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves, explicou a importância do programa e se mostrou otimista com a aceitação da irrigação. “A gente espera que esse programa venha melhorar a qualidade de vida dos os agricultores familiares, oportunizando a eles uma produção sustentável, aumentando a produção e a arrecadação. Estamos viabilizando os kits, mas é preciso que o produtor rural participe das capacitações, somente por meio delas é que o agricultor poderá ter acesso ao material de irrigação”, destacou o secretário.

Ao todo serão disponibilizadas oito capacitações ao longo do ano, sendo que a primeira já foi realizada no dia 9 de fevereiro na localidade Soares. Neste primeiro encontro estiverem presentes aproximadamente 80 produtores rurais, onde além de aprenderem a manusear o kit de irrigação puderam trocar conhecimento quanto ao manuseio correto do solo.

Quem também se pronunciou sobre o programa foi o prefeito Lukano Sá. Em sua fala Lukano Sá citou seu pai, o ex-prefeito B. Sá, com um dos maiores entusiastas do desenvolvimento agrícola do Estado do Piauí e falou ainda das melhorias que as ações realizadas pelo Secretaria Municipal de Agricultura tem proporcionado ao produtor rural do município, visto que mais de 40% da população de Oeiras ainda vive do setor primário.

“Esse programa foi pensando priorizando as características de nossa região. Estamos muito satisfeito com o advento desse projeto, tudo isso é resultado da habilidade do nosso dileto secretario municipal de agricultura, Jonas Alves e sua equipe. Não podemos esquecer da CODEVASF, importante parceira na realização dessa ação, com ela temos rompidos grilhões que de certo modo nos prendia ao passado. Assim, estamos buscando dar maior qualidade de vida ao homem do campo, proporcionando mais sustentabilidade com a inserção dessas tecnologias”, disse o prefeito.

No encerramento do evento foram entregue os kits aos beneficiados pelo programa que abrange as categorias agricultores familiares, profissionais do setor agropecuário e instituição agropecuarista, na ocasião representada pelo IFPI (Instituto Federal de Educação do Piauí). Para a aquisição destes kits, o produtor rural deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, onde deverá fazer seu cadastramento com os seguintes documentos: CPF, RG, DAP, título de posse da terra, comprovante de fonte de água própria e ficha sanitária.

Esta ação faz parte de medidas de otimização da agricultura no município de Oeiras adotadas e intensificadas duramente a gestão do Prefeito Lukano Sá, e resulta da parceria da administração municipal, por meio da SEMA, com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), com recurso de emenda parlamentar do Deputado Federal Paes Landim, que disponibilizou 430 mil reais além da contrapartida da município.

Estivem presentes no lançamento do programa o senhor Everaldino Filho, diretor da CODEVASF de Oeiras; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Gilmar Fontes; a secretária municipal de Indústria e Comercio, Carla Martins; os vereadores, Emerson Gonzaga e Expedito Martins; o representante do Bando do Brasil Cid Araújo; o representante do Banco do Nordeste Carlos Washington; o diretor do Campus do IFPI em Oeiras, Sebastião Pereira e outros convidados do setor agrícola e do agronegócio.