IX Festival de Cultura abre espaço para o artesanato e conservação do patrimônio arquitetônico de Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria de Indústria e Comércio, realizou dentro da programação do IX Festival de Cultura e da II Feira literária de Oeiras (FLOR), encerrados oficialmente na noite deste sábado (15), uma feira de artesanato que contou com a participação de artesãos de Oeiras, Ipiranga e Teresina. Além de incentivar o comércio local, que teve um aquecimento de cerca de 60% durante o evento, objetivo do espaço foi fomentar e valorizar as questões artísticas da primeira capital do Piauí.

A feira veio com uma novidade nesta edição. Este ano os stands foram montados entre os prédios da Secretaria de Cultura e da Casa das 12 janelas, um espaço que serviu de elo entre o Festival de Cultura e a Feira do Literária de Oeiras (FLOR). O local teve mais visibilidade, favorecendo a venda dos produtos variados como telas e objetos confeccionados com palha de buriti.

“Esta localização facilitou muito para que as pessoas pudessem visitar e adquirir os nossos produtos. A proposta de colocar os stands próximos à Feira Literária e o local onde ocorre o Festival foi bem pensada e os organizadores acertaram em cheio”, explicou o artista plástico Evandro Veras.

Ainda pensando na valorização e preservação da arte local, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Cultura de Oeiras, também disponibilizou uma oficina de conservação de revestimento histórico durante o Festival de Cultura. A capacitação, voltada para as arquiteturas de terra (taipa de pilão, taipa de mão e adobe) foi ministrada pelo Dr. Marcos Tognon (UNICAMP) e o mestre de restauro José Edson Silva.

A oficina foi uma forma de oportunizar aos profissionais da cidade que trabalham na construção civil o acesso à informações de como trabalhar na preservação do patrimônio histórico da cidade, que tem um Conjunto Histórico e Paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante os três dias os participantes puderam receber dicas e aprender estratégias para conservar os casarios seculares.

A intervenção para o aprimoramento da aula teórica foi realizada nas dependências do Sobrado Major Selemérico, prédio do século XIX construído pelo governador Zacarias de Góes e Vasconcellos. A escolha do local deve-se ao fato do mesmo ter sido construído utilizando a técnica de taipa de pilão, assim como outras casas tombadas da cidade.

“A gestão do Prefeito Lukano Sá tem sido sensível à causa da preservação do acervo material da cidade. A oficina oferecida durante o Festival de Cultural foi uma estratégia para despertar nos profissionais da área novas possibilidades de contribuir com a manutenção do patrimônio da cidade”, frisou o secretário Stefano Ferreira.

A primeira capital do estado do Piauí, Oeiras, faz parte da lista do Patrimônio Cultural Brasileiro. O conjunto histórico e paisagístico tombado na cidade inclui alguns dos trechos mais antigos da cidade, como o conjunto da Praça das Vitórias, onde ocorreu a II Feira Literária (FLOR) e a Praça de Eventos que sediou os shows do Festival de Cultura nos últimos dias 13, 14 e 15.