Cerca de 40 mil pessoas marcaram presença durante IX Festival de Cultura

A nona edição do Festival de Cultura de Oeiras, realizada juntamente com a II Feira Literária da cidade (FLOR), nos dias 13, 14 e 15 de novembro foi um sucesso. Cerca de 40 mil pessoas passaram pela estrutura do Festival montada na Praça de Eventos e em outros pontos culturais da cidade. Entre as presenças ilustres que marcaram o Festival de Cultura estão várias autoridades políticas, como do senador e agora governador eleito Wellington Dias.

Este ano o Festival homenageou o escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013, O.G. Rêgo de Carvalho, e contou com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos para a população. O evento é de grande importância não só nos aspectos culturais e artísticos, como também no aspecto econômico. A lotação do setor hoteleiro foi completamente preenchida e o aquecimento na economia da cidade durante o período foi de pelo menos 60% nas mais diversas áreas do comércio e de prestação de serviços.

O governador eleito esse ano, Wellington Dias, visitou o Festival na companhia do Prefeito Lukano Sá e de uma comitiva formada por sua esposa Rejane Dias; pela vice-governadora eleita, Margarete Coelho; pelo senador eleito Elmano Férrer; o deputado federal reeleito Assis Carvalho, e o deputado estadual reeleito, Hélio Isaías.

A comitiva visitou os stands do evento e prestigiou o lançamento do livro “Possidônio Queiroz, um homem a ser escutado” dos historiadores Rodrigo Marley e Shaiane Avelino. Os visitantes ilustres também passaram pelo Solar das 12 Janelas, onde assistiram a apresentação do Coral Vozes de Oeiras, formado por oeirenses radicados em Teresina; e em seguida também marcaram presença o relançamento do livro “Como e Por Que Me Fiz Escritor”, do homenageado do evento, O. G. Rego de Carvalho. O livro, que tem o prefácio de Cineas Santos, foi apresentado na ocasião pela viúva de O. G. Rego, Divaneide Carvalho.

A Prefeitura de Oeiras, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou a tiragem de 1000 exemplares da obra, que será disponibilizada gratuitamente em escolas, institutos e confrarias para que a população em geral possa ter acesso à esta entrevista com O. G. Rêgo. A obra primeiramente foi lançada em 1994 após o escritor conceder entrevista aos professores Ozias Lima e Wellington Soares.

Durante a visita Wellington Dias elogiou o evento. De acordo com o governador eleito, o Festival, que foi totalmente realizado e custeado pela Prefeitura de Oeiras, contou com uma excelente estrutura, destacando as mudanças realizadas na gestão do Prefeito Lukano Sá. “O evento é muito bonito e de grande destaque. As mudanças realizadas na estrutura da Praça de Eventos deram mais vida ao Festival”, afirmou Wellington Dias.

O evento, que na primeira noite contou com a apresentação da Orquestra Renascença, de Luan e Forró Estilizado e Ostiga Junior, teve também os shows da cantora Vanúsia Marques, que esse ano teve seu repertorio pautado nos grandes sucessos do cantor Lulu Santos; o humorista e também cantor, João Claudio Moreno com a Cantada Gonzaguiana e a banda Top Gun, na segunda noite.

A última noite do Festival de Cultura, que foi oficialmente encerrado pelo Prefeito Lukano Sá, contou com os shows da cantora oeirense Karine e banda; a atração nacional, atriz e cantora Tânia Alves, que cantou bossa e boleros, além de forró e marchinhas de carnaval; a banda local Plano Z; e banda Martini Cadilac.

Já a II FLOR homenageou o escritor Ziraldo, que esteve presente nos dois primeiros dias de evento, e contou com sala de bate-papo literário para a realização de lançamento de livros e palestras; stands de livros; espaço com brinquedos educativos feitos com material reciclado e espaço cultural com oficinas, teatro de bonecas, peças teatrais e musicais, desenvolvidos por professores e também pelos próprios alunos da Rede Municipal.

O objetivo do evento, criado na gestão do Prefeito Lukano Sá, é despertar e fomentar o interesse pela leitura nas crianças de Oeiras, bem como de toda a região. Seguindo esta demanda várias cidades, e pelo menos oito caravanas, estiveram presentes nestes três dias de Feira. Cerca de 20 mil estudantes, 7 mil apenas da Rede Municipal de Ensino, passaram pela estrutura montada na Praça das Vitórias consagrando o sucesso deste evento.