II Feira Literária de Oeiras é marcada por oficinas e lançamentos de livros

A II Feira Literária de Oeiras (FLOR), realizada pela Prefeitura de Oeiras através da Secretaria Municipal de Educação, levou à Praça das Vitórias cerca de 20 mil de crianças das mais variadas escolas e cidades do Piauí, 7 mil delas apenas da Rede Municipal de Ensino da cidade. O evento, criado na gestão do Prefeito Lukano Sá com o objetivo de despertar e fomentar o interesse pela leitura nas crianças de Oeiras e de toda a região, teve quase 20 livros lançados durante a sua programação, que ocorreu paralela ao IX Festival de Cultura nos últimos dias 13, 14 e 15 deste mês.

A Feira, que este ano homenageou o escritor e cartunista Ziraldo, que esteve nos dois primeiros dias do evento, contou com vários espaços como diversas oficinas, sendo a sala de bate-papo literária, que foi utilizada para lançamento e relançamento de livros, um dos com maiores destaques. Além do enfoque nas obras, houve também uma interação entre os escritores e o público. O espaço contou com momentos onde os leitores podiam questionar os autores e saber de maneira mais detalhada sobre o processo de criação literária.

Na estrutura do evento, além dos brinquedos confeccionados com material reciclado, os visitantes puderam aprecias exposições com produções dos alunos, que tinham como temática a obra e o homenageado do evento, Ziraldo. Sendo a “Sala de Contação de História” um dos maiores sucessos da edição, que atraiu grande quantidade de crianças durante os três dias de evento.

Outro destaque da programação da FLOR foi a presença do Circo das Palavras, espetáculo teatral, que foi premiado pela Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura e Fundação Nacional das Artes (Funartes) com o prêmio “Circulação Literária”. Na FLOR, a ludicidade também ganhou espaço com as pinturas feitas nas crianças, o espaço dedicado a essa atividade contou ainda com artesãos que ensinavam aos visitantes como confeccionar carrinhos de madeira e bonecas de tecido.

Para a secretária de educação Tiana Tapety, a Feira Literária de Oeiras é o momento em que se oportuniza as crianças um universo mágico. No meio da Praça foi projetado um palco onde todas as noites houve a apresentação do Coral Boa Semente, projeto mantido pela Prefeitura e que emocionou os visitantes e até o escritor Ziraldo com a apresentação solo de Isabela Maria da Silva, aluna da Escola Municipal Girassol que é portadora de deficiência visual.