Cerca de 15 mil pessoas participam da primeira noite do IX Festival de Cultura de Oeiras

O Prefeito Lukano Sá realizou a abertura oficial do IX Festival de Cultura de Oeiras, às 22h30 desta quinta-feira (13). Durante a solenidade o gestor destacou a importância do evento que segue até este sábado (15), para a cidade. A primeira noite de shows que contou com as apresentações da Orquestra Renascença, de Luan e Forró Estilizado e Ostiga Junior levou cerca de 15 mil pessoas à Praça de Eventos. A estimativa é que mais de 30 mil pessoas passem pela cidade durante o Festival.

Todos os leitos hoteleiros da cidade estão preenchidos para o evento e a expectativa da administração municipal é que o FestiCult represente um aquecimento de cerca de 60% em todo o setor comercial do município, nas suas mais diversas áreas. “O Festival é uma oportunidade de gerar desenvolvimento para Oeiras, tanto nos aspectos da arte e da cultura, como também econômicos. Este evento é uma vitrine para nossa cidade expor aos turistas tudo que produzimos”, afirmou o Prefeito Lukano Sá.

Pouco antes da abertura da nona edição do Festival de Cultura, o Lukano Sá também abriu oficialmente a II Feira Literária de Oeiras (FLOR). A abertura realizada às 18h contou a com a participação do homenageado do evento deste ano, o cartunista e escritor Ziraldo. As atividades da Feira já haviam iniciado pela manhã, mas a solenidade durante a noite oficializou a abertura da sua programação.

O escritor foi recebido pelo Coral Boa Semente, projeto mantido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ensino. Na ocasião, a aluna da rede municipal de ensino Isabela, que é deficiente visual, cantou duas músicas solo para o escritor Ziraldo, emocionando o escritor.

Na oportunidade, Ziraldo lançou um desafio aos oeirenses. O escritor pediu que população descobrisse a origem do nome da cidade e como prêmio, séria dado a sua coleção completa de livros a primeira pessoa que informasse a raiz do nome “Oeiras”. O escritor falou também do seu encanto pela cidade e pela FLOR.

“O Brasil precisa reparar um erro. Precisa reparar e reconhecer Oeiras. Esta é uma cidade grande escondida no interior do Piauí, onde ninguém espera para fazer, se faz. Oeiras é uma cidade nobre, de pessoas nobres”, destacou o escritor.

Na programação da noite, Ziraldo ainda participou de um bate-papo com estudantes e professores num dos espaços montados da Praça das Vitórias. Estão sendo esperados cerca de 30 mil estudantes, sendo 7 mil apenas da Rede Pública Municipal de Oeiras, durante os três dias de eventos. Caravanas de pelo menos oito cidades devem marcar presença.

Nesta sexta-feira (14) a programação da FLOR deve contar com lançamento de livros, oficinas e outros espaço. Já a noite, o Festival traz o humorista João Cláudio Moreno com a Cantada Gonzaguiana, Vanúsia Marques e banda, e Top Gun.

Programação do IX Festival de Cultura de Oeiras