Sobrado Major Selemérico é restaurado em Oeiras

A arquitetura secular de Oeiras possui importantes monumentos que marcam a história do Piauí, como é o caso do Sobrado Major Selemérico, construído em meados do século XIX pelo então governador da Província do Piauí, Zacarias de Góis e Vasconcelos, para ser a sede do seu governo.

Recentemente o Sobrado passou por uma grande reforma, onde foram restauradas paredes com infiltração que comprometiam sua integridade; pintura em geral, desgastada com o tempo; telhado e calhas, acometido por vários problemas, como madeiramento estragado, ocasionando problemas estruturais.

Restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Secretaria de Cultura do Piauí, o prédio será transformado em uma Casa de Cultura. O Sobrado Major Selemérico terá em seu pavimento térreo o funcionamento de núcleos culturais com o apoio da Prefeitura Municipal de Oeiras. Entre as atividades culturais que serão executadas estão o Conguinhos Mirins de Oeiras, voltado às crianças, e o Reisado, que realizará oficinas culturais.

13010897_1020589094676033_5667632626450517293_n b