Combate ao Aedes aegypti continua em Oeiras

De maneira intensiva tem sido o trabalho da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus causador de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Esta ação está sendo realizada tanto na zona rural como na urbana, momento em que os agentes de endemias visitaram diversas residências, visto que muitos dos focos desse transmissor ficam alojados em domicílios particulares.  De maneira consciente os moradores receberam os visitantes e contribuíram com a ação preventiva.

De acordo com a agente de endemias Elizete Custódio, as últimas ações de prevenção e combate ao a mosquito Aedes aegypti contemplaram 10 comunidades da zona rural do município, sendo elas: Boa Nova; Buriti do Rei; Morro Redondo; Exu/Sítio; Buriti do Canto; Curral Velho; Alagoinhas; Malhada Grande; Várzea Tranqueira; e Canto Fazenda Frade, o que se soma uma quantia de 810 famílias visitadas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os agentes de endemias puderam ter um bate-papo com os alunos dessas localidades, informando-os e alertando-os dos perigos provenientes das doenças transmitidas por esse mosquito. Além disso, foram realizadas visitas domiciliares, momento onde foram entregues folders informativos e sacos destinados a coleta de lixo.

Após a intensificação dessas ações tem se percebido a redução dos casos de doenças ligados ao mosquito Aedes aegypti no município de Oeiras. Para o Prefeito Lukano Sá, a responsabilidade pelo enfrentamento ao mosquito não é apenas das equipes de saúde, mas de toda a população, que deve manter-se vigilante ao acúmulo de água parada, sobretudo em suas residências. “O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos nós brasileiros. Devemos começar essa ação a partir de nossas casas, evitando que acumulemos lixo ou deixemos recipientes acumulando água. Nessa batalha devemos estar todos engajados, pois juntos seremos bem mais fortes, evitando a proliferação deste inseto”, destacou o Prefeito de Oeiras.

De acordo com Miguel Ângelo, coordenador das ações, o combate ao Aedes aegypti tem que ser permanente. “É importante que todos os profissionais da área da saúde continuem engajados nesse combate e estimulem a população para que façam a limpeza de seus domicílios, pois a melhor forma de enfrentarmos problemas maiores, como a microcefalia, e proteger as futuras gerações é não deixar o mosquito nascer”, pontuou.