Prefeitura de Oeiras entrega certificados de capacitação realizada no Assentamento Mocha

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (10) o encerramento do curso de culinária que foi oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social do CRAS II – Equipe Volante, no Assentamento Mocha, zona rural da cidade, como o objetivo de colaborar para a geração de fonte de renda familiar e o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida para os moradores.

A comunidade é formada por 15 famílias, onde foram beneficiadas 10 mulheres que se interessaram pelo curso. Com a proposta de valorizar os sabores da terra, as coordenadoras do CRAS volante procuraram incentivar a produção de pratos em que seus ingredientes estivessem dentro da realidade das cursistas, tais como mandioca, caju, milho e outros produtos típicos da região.

Com o curso, as mulheres do Assentamento Mocha aprenderam a produzir petas, bolo de macaxeira, rosas de tapioca, sequilhos e outros. No espaço de convivência foi oportunizada a troca de experiências entre elas. Com o aprendizado adquirido, elas já atendem pedidos da cidade e de comunidades vizinhas.

“Estou muito feliz com o esse curso. Antes cozinhava apenas em casa, agora com o que eu aprendi mais, posso atender encomendas. Estamos muito animadas com o resultado do curso”, frisou uma das alunas Elizângela.

De maneira geral as mulheres que participaram desse curso ficaram empolgadas e enxergaram na capacitação a oportunidade de montar um pequeno negócio e aumentar a margem de lucro com a venda de seus produtos.

“O curso foi muito importante para ganharmos conhecimento, que futuramente podemos também repassar. Vamos mostrar para outras comunidades o progresso desta oficina dentro do Assentamento Mocha”, destacou a senhora Onir.

Na solenidade de encerramento do curso, além de degustado algumas delicias preparadas pelas alunas, foram entregues os certificados acompanhados de um livreto contendo receitas de bolos e salgados.

Estiveram presentes no evento a coordenadora Jacqueline Santos (CRAS I) que falou da importância desse tipo de curso na inserção de mulheres no mercado de trabalho; a representante da Secretaria de Assistência Social, Marynacia Viera; além da coordenadora Pastorinha Pacheco e a assistente social Isácia Portela. Para a realização do trabalho, a capacitação contou com o apoio da psicóloga Helcimaria Carvalho.

A gestão do Prefeito Lukano Sá tem apostado no empreendedorismo como via de oportunizar à população oeirense chances reais de ter sua fonte renda. O curso, que foi realizado entre os meses de setembro e outubro, faz parte das qualificações ofertadas para a população pela administração municipal com a finalidade de gerar emprego e renda.