Oficinas preparam professores para atuarem na II Feira Literária de Oeiras

A cidade de Oeiras está finalizando os últimos ajustes para a II Feira Literária (FLOR) e o IX Festival de Cultura da cidade, que acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de novembro. Exemplo dos preparativos, são as oficinas intituladas “Contação de Histórias como Processo de Estímulo à Leitura” oferecidas pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para a preparação de professores do município para a FLOR que seguem até esta quarta-feira (12).

As oficinas iniciaram no último domingo (9) e estão abordando os princípios da prática de contação de histórias e do processo de criação, confecção e manipulação, além de orientar os participantes para se apresentar, se necessário, para o público infanto-juvenil da FLOR e no IX Festival de Cultura de Oeiras, além de posteriores projetos didático-pedagógicos desenvolvidos pela SEMED, sendo este um dos pré-requisitos de participação.

Entre os espaços estão: confecção de figurinos; caracterização de personagens; expressão corporal; confecção e manipulação de bonecos; todos nas categorias Infanto-juvenis com direito a certificação ao final do curso.

A FLOR contará com sala de bate-papo literário, para a realização de lançamento de livros e palestras; stands de livros; espaço com brinquedos educativos feitos com material reciclado; e espaço cultural com oficinas, teatro de bonecas, peças teatrais e musicais, desenvolvidos por professores e também pelos próprios alunos da Rede Municipal.

Cerca de 20 mil estudantes, 7 mil apenas da Rede Municipal de Ensino da cidade, estão sendo esperadas nos três dias de evento na estrutura que está sendo montada na Praça Nossa Senhora das Vitórias. O homenageado deste ano, Zilrado, está com presença confirmada para os dois primeiros dias e terá participação ativa na programação.

As caravanas de pelo menos oito cidades já confirmaram presença na Feira. O objetivo do evento criado na gestão do Prefeito Lukano Sá é despertar e fomentar o interesse pela leitura nas crianças de Oeiras, bem como de toda a região.

Programação da II FLOR – Feira Literária de Oeiras