Estruturas do Festival de Cultura e da Feira Literária são montadas em Oeiras

As estruturas do IX Festival de Cultura de Oeiras e da II Feira Literária de Oeiras (FLOR) começaram a ser montadas nesta segunda-feira (10). Os eventos, que acontecerão de forma paralela nos dias 13 a 15 de novembro, são de grande importância cultural e econômica para a cidade. Os 53 voluntários que auxiliarão durante as festividades também estão sendo preparados para receber os turistas.

A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas passem pelo Festival e aproximadamente 20 mil estudantes, 7 mil apenas da Rede Municipal de Ensino da cidade, visitem a FLOR nos três dias de programação. A lotação do setor hoteleiro está completamente preenchida para este período e a estimativa da Administração Municipal é que o evento represente um aquecimento de 60% no comércio local, em suas mais diversas áreas.

Este ano o Festival, que conta com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos, homenageará O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra, entre outros espaços culturais da cidade também devem receber programação do evento.

A programação musical é voltada para contemplar vários públicos, indo desde o instrumental até o jazz e pop-rock, trazendo atrações de renome nacional sem esquecer da valorização dos artistas locais. A cantora e atriz Tânia Alvez, a revelação do reality show “SuperStar” da TV Globo, Luan e Forró Estilizado e o cantor e humorista João Cláudio Moreno com a Cantata Gonzaguiana, são algumas das atrações principais, além de vários outros artistas.

As bandas Martini Cadillac e Top Gun, de Teresina, o cantor Ostiga Jr, a banda oeirense Plano Z e as cantoras Vanúsia Marques, cantando os maiores sucessos de Lulu Santos, e Kariny Santos, cantando Elba Ramalho, também fazem parte da programação musical. Os shows deste ano devem transmitidos pela TV Meio Norte.

Já a FLOR será realizada na Praça das Vitórias e contará com a presença do homenageado desta edição, o escritor e cartunista Ziraldo nos dos primeiros dias de evento. A estrutura vai contar com sala de bate-papo literário; stands de livros; oficinas; teatro de bonecas e peças teatrais, durante os três dias.

Programação do IX Festival de Cultura de Oeiras