Festival de Cultura de Oeiras gera oportunidade para empreendedores e artesãos

Durante a nona edição do Festival de Cultura de Oeiras, um dos focos a serem trabalhados é a geração de emprego e renda. Segundo a secretária de Indústria e Comércio, Carla Martins, o evento, que iniciará nesta quinta-feira (13) e segue até o próximo dia 15, dará oportunidade para que muitas pessoas exponham e vendam o que produzem.

Na estrutura do evento serão disponibilizadas um total 17 barracas, sendo 10 delas ambientadas na Praça do Coreto, onde o visitante terá acesso a bebidas e à gastronomia local. As outras sete ficaram localizadas na Praça de Eventos, local onde ficará o palco central.

A secretária de Indústria e Comércio chama atenção que uma dessas barracas foi destinada ao EI (Empreendedores Individuais), um grupo composto por cinco mulheres que fizeram pela SEMIC o curso de bolos e confeitos, e atendendo o pedido do Prefeito Lukano Sá elas terão um lugar de destaque durante o evento.

Segundo Carla Martins, todos os proprietários das barracas que oferecerão seus serviços durante as três dias de evento são de Oeiras e já são assistidos pelo SEBRAE desde 2009. De acordo com a secretária, a preocupação não é só em oferecer o serviço, é também oferecer produtos de qualidade ao visitante. Para tanto cada um dos donos das barracas possuem cursos de manipulação de alimentos e são integralmente assistidos e acompanhados pela vigilância sanitária.

“São pessoas devidamente capacitadas, a maior parte delas já trabalham nesse ramo e durante o evento tendem a aumentar ainda mais a sua renda. todos eles recebem no início do evento uma planilha para acompanhar o que foi gasto e o que é arrecadado. Para se ter uma ideia, o resultado é sempre superior às expectativas. Esta é uma oportunidade que damos ao povo da terra, pois o evento favorece isso”, frisou a secretária Carla Martins.

Também durante o evento é de responsabilidade da Secretaria de Indústria e Comércio a logística dos stands de artesanato, que este ano serão nove. Dentre elas três serão destinadas à associação de artesãos do município que desde o início do ano vem sendo preparado para o evento.

Diferente dos anos anteriores a tenda com esses stands ficará entre o prédio da Secretaria de Cultura e da Casa das 12 janelas, um espaço sugestivo, pois servira de elo entre o Festival de Cultura e a Feira do Literária de Oeiras (FLOR). O local escolhido terá mais visibilidade favorecendo a venda dos produtos artesanais como rendas, crochês, entre outros.

A gestão municipal vem a cada ano investindo cada vez mais em infraestrutura para dar aos artesãos oeirenses a oportunidade de expor sua arte e oferecer o que produzem aos visitantes e a própria população.

Programação do IX Festival de Cultura de Oeiras