Oeiras apresenta modelo de educação com arte em Congresso Internacional

É dentro das escolas municipais que Oeiras preserva seu patrimônio artístico, cultural e folclórico. Através dos Núcleos de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferece aos estudantes aulas regulares de iniciação e formação musical e artística, que têm contribuído com a dinâmica da produção cultural e manutenção das tradições da cidade.

A iniciativa foi alvo de estudo durante o Congresso Internacional Artes, Patrimônio Museologia, realizado entre os dias 08 e 10 de junho, no Centro Cultural Sesc Caixeiral em Parnaíba (PI). Lá, os alunos e monitores dos Núcleos de Cultura se apresentaram e receberam o aplauso de uma plateia de professores universitários e representantes de instituições educacionais.

Na ocasião, a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo município para educar com arte. Ela também destacou avanços da Educação Municipal e trajetória de conquistas e reconhecimento.

O objetivo do Congresso foi mobilizar agentes públicos, privados, sociais e as comunidades do Piauí, Ceará e Maranhão, Meio Norte do Brasil e municípios do entorno, por meio de ações socioeducativas para proteção e divulgação do patrimônio cultural e natural e para os museus.

O evento foi realizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra – Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental e da Universidade Aberta de Portugal, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil e Serviço Social do Comércio, Administração Regional Piauí.