Prefeitura de Oeiras educa pais e alunos sobre Hanseníase e Verminoses

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando palestras educativas sobre sinais e sintomas da Hanseníase e das Verminoses. Essa ação faz parte de uma parceria firmada entre o Setor de Hanseníase e Tuberculose e o Programa Saúde na Escola, desenvolvido em escolas municipais da cidade de Oeiras com crianças de 05 a 14 anos de idade.

Segundo a enfermeira Julia Sene, o objetivo desses encontros é educar os responsáveis e os próprios alunos sobre as principais características dessas enfermidades. Este já e o segundo ano que a Prefeitura Municipal de Oeiras adere a essa campanha. Das 34 escolas cadastradas, estima-se que 1080 alunos possam ser beneficiados com as ações informativas desenvolvidas pela atenção básica de saúde. “Os frutos colhidos dessa ação são bem proveitosos, visto que a mesma tem como finalidade educar, prevenir e tratar tais acometimentos”, destacou a enfermeira.

Essas ações vêm sendo realizadas desde o mês de agosto e devem prosseguir por todo o mês de setembro. A realização do tratamento preventivo em estudantes está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza o uso de medicação de forma periódica como uma medida preventiva e efetiva para a redução da carga parasitária e das suas complicações. A estratégia no ambiente escolar, já utilizada e comprovada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção.