Lukano Sá assina termo que garante atendimentos de saúde à presidiários

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, na companhia da secretária municipal de Saúde, Auridene Freiras, participou, na manhã desta última terça-feira (08), de reunião com os secretários estaduais de Saúde, Dr. Francisco Costa; e Justiça, Dr. Daniel Oliveira; além da coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter.

Na ocasião, foi assinado o termo de adesão do município de Oeiras à Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, junto à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Oeiras. Medidas como esta fazem parte de um grupo de ações desenvolvidas dentro das penitenciárias e reforçam o trabalho de humanização e ressocialização. A ideia é ofertar atenção básica para a população carcerária da Penitenciária Regional de Oeiras através da estratégia Saúde da Família, prevista para ser implantada na unidade.

Para o prefeito Lukano Sá, a assinatura do termo é um avanço na humanização do sistema prisional. “O termo é de suma importância, pois fortalecerá os atendimentos de saúde dentro da unidade e instituirá uma nova e melhor rotina na vida dos profissionais do sistema. Acredito que todos, de uma forma geral, saem ganhando com a iniciativa”, pontuou o gestor.

A municipalização da saúde prisional tem se tornando uma realidade, uma vez que passou a fazer parte do bloco de atenção básica em nível federal. Segundo Daniel Oliveira, o termo de adesão está de acordo com a nova política adotada pela Secretaria de Justiça.

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, explica que com a adesão à PNAISP os internos serão beneficiados com ações de combate a problemas de saúde, além da promoção e prevenção da saúde nos moldes do SUS. “Através do termo, a penitenciária de Oeiras receberá recursos de custeio para equipe e serviços de saúde”, afirma.

Fotos: Dr. Daniel Oliveira