IX Festival de Cultura deve aquecer em 60% a economia de Oeiras

O Festival de Cultura de Oeiras é um dos eventos mais importantes e aguardados da cidade. Para a nona edição do evento, que ocorrerá paralela à II Feira Literária da cidade, a FLOR, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, a estimativa é de um aquecimento geral de 60% na economia oeirense no período.

Em seu discurso de lançamento da programação deste ano o Prefeito Municipal, Lukano Sá, frisou a importância do Festival para a cidade, tanto nos aspectos culturais como econômicos. Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperados para os três dias de evento.

A expectativa da administração municipal é que a lotação da rede hoteleira seja completamente preenchida neste período, representando uma alta de 97% nos lucros do setor quando comparado a outros períodos.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio junto aos empresários locais, o aquecimento deve se estender à diversos setores além da hotelaria.

O estudo aponta um crescimento de 80% no faturamento nos restaurantes; de 15% a 20% de lanchonetes e bares; 20% nos postos de combustíveis; e 30% no setor de roupas, acessórios, supermercado e empresas de transporte (mototaxistas).

O Festival de Cultura é um evento que visa incentivar e promover a cultura na cidade e em toda a região, através da música, dança, artesanato, teatro e a literatura, e que em seus shows deve contar com atrações locais e nacionais.

Este ano o Festival homenageará o escrito O.G Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013, e contará com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra também devem receber espaços do evento.

Confira a programação: http://oeiras.pi.gov.br/06/11/2014/programacao-do-ix-festival-de-cultura-de-oeiras/