Exposição internacional ‘Aprendendo com Anne Frank’ incentiva hábito da leitura entre estudantes em Oeiras

Uma exposição que traz para o visitante um exercício de reflexão sobre o Holocausto e alerta para a corresponsabilidade de cada pessoa na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica, conscientizando sobre a importância dos Direitos Humanos e incentivando o hábito da leitura e da escrita, através do livro O Diário de Anne Frank.

O Solar das Doze Janelas recebeu nos dias 01, 02 e 03 de junho a exposição internacional: “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores”. A ação é uma iniciativa da Casa de Anne Frank de Amsterdam, na Holanda, do Instituto Plataforma Brasil de São Paulo e do Projeto Anne Frank Presente de Teresina, viabilizada com a parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A exposição atraiu centenas de visitantes, a maioria, estudantes e professores de escolas públicas e privadas de Oeiras, e retratou, através de painéis, réplicas e documentos históricos, livros e catálogos a história da adolescente alemã de origem judaica Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial.

“A exposição tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, através do Diário de Anne Frank, e conscientizar sobre os males da intolerância, seja por causa da cor, da orientação sexual, da religião. Então, o papel da exposição é esse: mostrar para os alunos, através de um dos maiores ícones dos Direitos Humanos, que é Anne Frank, essa pedagogia de incentivar a leitura e conscientizar sobre os males da intolerância”, argumenta Randal Vieira, idealizador do projeto.

O acervo também é composto por réplicas do diário e do anexo secreto, onde Anne Frank viveu durante dois anos, além de roupas, livros e catálogos que contam a história da adolescente e de sua família.