Reunião define pontos de Oeiras que devem receber câmeras de monitoramento

O Prefeito Lukano Sá recebeu mais uma vez nesta terça-feira (03) os técnicos da empresa Hotshop, que trabalha com equipamentos de última geração para fazer monitoramento urbano por meio de câmeras de alta resolução. Este é o segundo encontro do gestor com a equipe, que está fazendo um estudo das regiões mais favoráveis a receberem os equipamentos de videomonitoramento na cidade. A medida visa contribuir com a segurança da cidade, inibindo as ações de vandalismo e outros atos de criminosos.

A reunião, que contou ainda com as presenças do secretário Municipal de Finanças, José Raimundo, e do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, o major Rubens Lopes, oficializou a parceria para o melhoramento da segurança da cidade mediante a utilização destas tecnologias. Na ocasião o projeto foi exposto pelo diretor da empresa Hotshop, Júlio Cesar Albuquerque, e pelo agente de vendas Edilson Nascimento, que alinharam suas informações com as repassadas pela Polícia Militar e pelo Prefeito.

Em consenso, as áreas escolhidas para receberem as câmeras de monitoramento serão regiões estratégicas, onde possam ter o maior alcance de visibilidade. As atenções estarão voltadas principalmente para os locais onde há maior fluxo de pessoas e de veículos, como é o caso da região Leste, onde ficam localizados os dois bairros mais populosos da cidade, Oeiras Nova e Bairro Jureminha.

Também receberão os equipamentos o Bairro Canela, no entorno da Praça da Juventude; o Bairro Rosário, nas mediações da Rua Sete de Setembro e nas mediações do anel viário, e no Bairro Várzea, onde o monitoramento será feito em suas vias de acesso com foco para o novo Mercado Municipal.

No Centro da cidade, receberão o monitoramento as principais vias públicas, como é o caso da Avenida Rui Barbosa e, sobretudo, as áreas de comércio e serviço bancário. De acordo com Lukano Sá, uma das áreas que merece atenção quanto à implantação deste serviço é o Centro Histórico, visto que ano passado sofreu um ato de vandalismo, quando foi derrubado o cruzeiro do adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. “Esta será mais uma estratégia na preservação do patrimônio histórico da cidade”, destacou o prefeito.

De acordo com o major Rubens esse tipo de serviço vem para contribuir com o trabalho realizado diuturnamente pela Policia Militar no município. Segundo o comandante do 14º Batalhão, a utilização destes equipamentos irã otimizar as informações dando mais agilidade na realização das diligencias.

“A Prefeitura Municipal de Oeiras não vem trabalhando apenas de agora junto com a Polícia Militar, através do 14º Batalhão da Polícia Militar. Estamos fechando mais uma vez uma parceria, no objetivo de melhorar a segurança da cidade. Quem vai ganhar com este tipo de ação não será só a população de Oeiras, mas de toda a região do Vale do Canindé, composta por 17 municípios. Todas as pessoas que se deslocam para a cidade de Oeiras terão mais segurança”, pontuou o major Rubens Lopes.