Prefeito Lukano Sá participa de evento no Mistério Público

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participará nesta quinta-feira (05) do curso “Resíduos Sólidos: Gerenciamento e Fiscalização”, que será realizado pelo Mistério Público do Piauí, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional em parceria com Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. No evento serão discutidas ações e estratégias que poderão ser implantadas para sanar os problemas gerados pela produção de lixo, seja ele doméstico ou industrial.

Lukano Sá será um dos palestrantes do evento, onde explanará sobre “Os desafios na formação do primeiro Consórcio Intermunicipal de Resíduo Sólido do Estado do Piauí”. Atualmente o prefeito de Oeiras é presidente do consórcio UNIVALE, que abrange ao todo 32 municípios do território de desenvolvimento do Vale do Canindé e do Vale do Guaribas.

A criação do Consórcio UNIVALE, está de acordo com as diretrizes propostas pela lei 12.305/10, que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

O evento acontecerá no Auditório da Procuradoria Geral da Justiça na cidade de Teresina e terá como público alvo os Promotores de Justiça do Estado do Piauí, que vem instigando os gestores municipais a encontrarem respostas pra esse problema social.