Lukano Sá fala sobre Consórcio UNIVALE em evento do Ministério Público

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou na tarde desta quinta-feira (05) do curso “Resíduos Sólidos: Gerenciamento e Fiscalização”, que foi realizado pelo Mistério Público do Piauí, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional em parceria com Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. O Prefeito, que também é presidente do Consórcio UNIVALE, participou de uma mesa redonda mediada pela promotora Denise Costa Aguiar, e palestrou sobre ”Os desafios na formação do primeiro Consórcio Intermunicipal de Resíduo Sólido do Estado do Piauí”.

Durante sua fala, Lukano Sá se mostrou entusiasmando na concretização deste consórcio, uma parceria firmada entre 32 municípios do Vale do Canindé e do Vale do Guaribas, o que vem atingir uma população de aproximadamente 130 mil habitantes.

Segundo o presidente do Consórcio UNIVALE, a criação dessa parceria resulta da necessidade dos municípios brasileiros encontrarem soluções para os resíduos sólidos, assim como estimular a inclusão social produtiva, visto que só em 2013 foram gastos mais R$ 132 milhões em limpeza urbana pelas cidades de todo o Brasil, onde a maior parte delas não conta com um serviço de manejo e não possuem arranjos eficientes para o depósitos desse lixo.

“O consórcio UNIVALE é o grande desafio para nós, prefeitos dos Vales do Canindé e do Vale do Guaribas. Tivemos que enfrentar muitas barreiras para cumprimos os preceitos básicos, mas não burlamos as etapas, visto que cada município que integra o consórcio enviou sua proposta para o legislativo local, e uma vez aprovado passou a integrar efetivamente ao Plano de Resíduos Sólidos. Um das maiores dificuldades que tivemos foi sensibilizar os colegas prefeitos, pois esse projeto não é algo imediato, mas sim uma proposta para médio e longo prazo”, destacou Lukano Sá.

Na ocasião, Lukano Sá, ao ser indagado pela promotora Denise Costa Aguiar sobre a realização do transporte de resíduos, explicou que esse deslocamento será feito mediante um levantamento gravimétrico de cada cidade consorciada, para que dessa forma possa se ter uma ideia de como deslocá-lo e acomodá-lo, visto que cada município possui uma característica distinta.

Lukano Sá afirmou ainda que esse Plano de Contenção de Resíduos Sólidos é algo bastante inusitado para a realidade do Piauí, por isso é preciso fechar parceria no intuito de ter recursos na manutenção do consórcio. Uma vez consolidado o Plano de Contenção de Resíduos Sólidos do UNIVALE, os consorciados irão buscar fechar parceria com o Governo do Estado do Piauí, para que este possa contribuir de maneira quantitativa, viabilizando subsídios para a criação de uma equipe destinada a criar o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos, além de estudar a demanda de cada município, proporcionando que estas cidades venham a receber benefícios oriundos do Governo Federal.

“Um dos grandes objetivos desse plano é torna-lo regional, mediante a sensibilidade do Estado, para que ao menos possa custeá-lo, viabilizando assim um arranjo eficiente na contenção dos resíduos sólidos nas regiões do Vale do Canindé e Vale do Guaribas”, pontuou o Lukano Sá.