Projeto orienta gestantes sobre cuidados com o bebê em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), realizaram esta semana o encerramento do Projeto Renascer, ação que integra o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), direcionado para gestantes.

O PAIF é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Este ciclo do Projeto Renascer teve início em agosto deste ano, com encontros realizados duas vezes na semana. Os encontros foram mediados por uma equipe, formada por profissionais do CRAS I e da Secretaria Municipal de Saúde – nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta – que levaram às participantes orientações sobre cuidados com o bebê, mudanças e situações adversas durante a gestação.

Na rotina do projeto também foram realizadas oficinas para confecção de artigos utilizados pelas gestantes e pelos bebês, como customização de conjunto de potes de higiene, porta-fraldas, lixeira, capa da caderneta de vacinação, fraldas e console infantil.