Encontro discute Programa de Irrigação em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras realizou na manhã desta última quinta-feira (28) uma importante reunião onde foram apresentados pelo Prefeito Lukano Sá resultados e propostas de financiamento para a ampliação do sistema de irrigação; abertura e equipamento de poços tubulares; aquisição de matrizes e reprodutores ovinos/caprinos; aquisição de matrizes bovinas e aquisição de insumos. Esse encontro teve como público alvo os produtores beneficiados ou os que pretendem ser contemplados pelo Programa de Irrigação (kits de irrigação para pastagem e kits de irrigação para hortaliças e frutas).

Segundo o Prefeito Lukano Sá esse tipo de ação vem garantir a convivência harmoniosa do homem do campo com o espaço em que vive, além de proporcionar melhor qualidade de vida, através da geração de renda. “Trazemos aqui propostas e ideias quem vem melhorar a qualidade de vida, sobretudo daqueles quem tem a coragem de viver nos mais distantes rincões de nosso município. Sabemos que é um grande desafio viver no semiárido, mas com planejamento e as novas ferramentas e tecnologias, procuramos amortecer esses impactos, com a garantir de viver bem”, destacou Lukano Sá.

Essa ação é resultado da parceria celebrada entre a Prefeitura de Oeiras junto ao Banco do Nordeste e o Governo do Estado, que será efetivada Durante a IV EXPOEIRAS, em maio deste ano. Após apresentação do Prefeito, representantes do Banco do Nordeste expuseram outras propostas na garantia de dar acesso ao agricultor a recursos financeiros no propósito de desenvolver ainda mais a suas práticas agrícolas.

“O uso da irrigação é algo muito importante, porque além aumentar a produtividade, reduzir a sazonalidade da oferta de alimentos no decorrer do ano e permitir a produção de alimentos onde a falta de chuvas é um fator limitante, esta tecnologia proporciona melhor aproveitamento, aumentando a eficiência do uso da água nas mais várias regiões”, pontuou o Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves.