Lukano Sá entrega mais uma UBS no povoado Buriti do Rei

O prefeito Lukano Sá participou, neste último sábado (23), do aniversário do povoado Buriti do Rei. A localidade é uma das maiores da zona rural do município, e desde o início do mandato vem recebendo as devidas atenções da gestão municipal.

Na ocasião da visita, o Prefeito, acompanhado dos secretários municipais de Administração e Finanças, José Raimundo, e Saúde, Auridene Freitas, fizeram entrega à população da Unidade Básica de Saúde do povoado, que foi ampliado e passa a funcionar com instalações próprias.

O prédio foi construído em 1987, mas somente agora, na gestão do prefeito Lukano Sá, passou pelo processo de ampliação devidas adequações no propósito de oferecer atendimentos com qualidade. No prédio ampliado antes funcionava o posto de saúde da comunidade com três cômodos e agora passou a ter onze, viabilizando o atendimento odontológico, acompanhamentos especializados e consultas médicas.

Segundo a técnica de enfermagem Eliene Borges Leal, a unidade mensalmente atende uma média de 300 pacientes. Ao todo, são 11 profissionais da saúde (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem e três agentes de saúde) que trabalham na UBS do Buriti do Rei, onde são oferecidos serviços de odontologia, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, pré-natal, prevenções, acompanhamento (atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente), além de palestras de cunho educativo.

Para a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, a obra é de grande valia para o povoado e para as comunidades que fazem parte da região. “A população agora contará com serviços de qualidade, sem que haja a necessidade de se deslocar à área urbana da cidade de Oeiras”, destacou a secretária.

O prefeito Lukano Sá vem, ao longo da sua administração, realizando melhorias nas estruturas física e operacional dos serviços de saúde da cidade, aumentando a capacidade resolutiva das equipes de Saúde da Família. A meta na zona rural é dar autonomia às regiões para que homem o campo possa ter acesso a atendimentos básicos de saúde de qualidade sem precisar se deslocar por grandes distâncias.