Oeiras realiza ação contra violência infanto-juvenil

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, durante toda esta semana irá realizar atividades em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Danielly Leite, essas atividades visam sensibilizar a sociedade para denunciar, diante de qualquer evidência ou suspeita, casos de violência contra crianças e adolescentes. As ações também têm foco na web, como a pedofilia na internet e o bullying virtual.

Esta data refere-se a 18 de maio de 1973, quando Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em Vitória (ES) por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar de diversas pessoas terem testemunhado o crime, não houve denúncia e o caso ficou impune.

Em Oeiras, muitas são as ações com objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento desse tipo violência.

Representada pelo prefeito Lukano Sá, a gestão de Oeiras também irá promover, como parte da ação, várias palestras em escolas da rede municipal de ensino, discorrendo sobre o tema para alunos da rede fundamental menor. Na ocasião, também serão entregues materiais informativos adaptados para crianças.

“O abuso sexual é uma realidade presente em nossa sociedade. Diante desse contexto, se fazem necessárias ações articuladas com todos os atores da rede, no intuito de combater essa violação de direitos da criança e do adolescente”, destacou o prefeito Lukano Sá.

Segue cronograma das palestras:

20 de maio de 2015
08:30h – E.M. Agrotécnica (Uberaba)
14:30h – E.M. Mercês Romão (Rosário)

21 de maio de 2015
14:30h – E.M. Dom Edilberto Dinkelborg (Jureminha)

22 de maio de 2015
08:30h – U.E. Visconde da Parnaíba (Centro)
14:30h – E.M.Cebolinha (Vila São José)
16:00h – Câmara dos Vereadores: entrega de cartilhas informativas sobre abuso e exibição de documentário (somente para os pais).