Prefeitura de Oeiras introduz pratos à base de carne de caprinos e ovinos na merenda das escolas municipais

O município de Oeiras está introduzindo pratos à base da carne de caprinos e ovinos na dieta da merenda escolar da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, 26, ocorreu o encerramento do curso de gastronomia à base de ovinos e caprinos, promovido através de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação.

Ministrado pela instrutora e consultora do Sebrae, Verônica Lima, o curso contou com a participação de nutricionistas e merendeiras das escolas municipais. A capacitação acontece no âmbito do programa AgroNordeste, que fortalece a produção rural, oferecendo condições para que os criadores e agricultores familiares oeirenses aumentem sua produtividade e, consequentemente, gerem mais trabalho e renda no campo. “É uma inovação de cardápio, mais nutritiva para as crianças”, pontua a consultora.

Além de enriquecer a alimentação escolar, a medida movimenta a economia oeirense, uma vez que a carne é fornecida por produtores rurais do município e adquirida através de iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Para melhorar a aceitação por parte dos alunos, foi realizado curso com as merendeiras para elaboração de cardápios com a carne de caprinos e ovinos. Além disso, contamos com a participação de alunos que estão degustando o cardápio”, explica Edelto Sousa, secretário municipal de Agricultura.

Além do curso, a Secretaria Municipal de Agricultura também promoveu nesta quarta-feira, na Casa da Merenda, um encontro com cerca de 50 produtores rurais que irão fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas municipais.