Homenageado da FLOR, escritor indígena Daniel Munduruku visita escolas municipais em Oeiras

Alunos e professores da rede municipal de ensino tiveram nos dias 19 e 20 de abril um encontro literário com o escritor e ativista indígena, Daniel Munduruku. Com mais de 60 livros publicados, ele é hoje um dos maiores expoentes da literatura infanto-juvenil brasileira e terá sua obra estudada durante todo o ano letivo nas escolas municipais de Oeiras.

Além disso, Munduruku será um dos grandes homenageados da 10ª FLOR – Feira Literária de Oeiras, ao lado da escritora Kiusam de Oliveira, que deve visitar o município no início de maio. Prevista para acontecer em novembro, a FLOR é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos da rede.

O papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira é o tema central de suas publicações e debates. Usando saudações e expressões próprias da comunidade onde nasceu e viveu, o escritor prendeu a atenção e estabeleceu uma conexão com professores e estudantes das escolas municipais por onde passou, nesses dois dias de visitas a Oeiras.

“Os povos indígenas, que são tantos e tão diversos, precisam ter suas vozes ouvidas cada vez mais para que a gente constitua um verdadeiro encontro entre o Brasil brasileiro e o Brasil dos povos indígenas, se tornando um único país, uma única não forte e desenvolvida. Estamos aqui para isso, queremos isso, desejamos isso, ainda que lutemos pelos nossos direitos, direitos que para nós são fundamentais e importantes para a gente se manter vivos. Um abraço a todos, parabéns por tudo que a Secretaria Municipal de Educação faz para que Oeiras seja uma cidade consciente e feliz”, comenta o escritor, dono de vários prêmios, entre eles, dois prêmios Jabuti, uma láurea da Unesco, duas ordens do mérito cultural e um prêmio da Academia Brasileira de Letras.

Bate-papo literário

Além das visitas às escolas, o escritor também participou de uma sequência de bate-papos literários com os professores da rede municipal de ensino, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nos momentos, que aconteceram no Cine Teatro Oeiras e no auditório da Semusa, o autor falou sobre sua obra literária e refletiu sobre a importância da cultura de pertencimento dos povos indígenas para construção de um Brasil com mais direitos e oportunidade para todos.

FLOR celebra obra de grandes autores da literatura infanto-juvenil

A Feira Literária de Oeiras – FLOR é uma grande celebração da literatura infanto-juvenil e já homenageou nomes importantes, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020) e Lúcia Hiratsuka (2022).