Clube da Melhor Idade desenvolve ações de saúde com idosos de Oeiras

A atividade física realizada com regularidade é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhece o corpo humano sofre algumas transformações como: perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Todas estas alterações fazem parte do processo natural do envelhecimento, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física.

Pensando no bem estar dos idosos de Oeiras, o prefeito Lukano Sá tem investido na manutenção e intensificação das atividades do Clube da Melhor Idade (CMI) da cidade, que desenvolve um trabalho amplo de acompanhamento com os idosos Oeirenses. As ações vão desde o oferecimento de atividades físicas diversas até a realização de oficinas para melhorar a autoestima, tudo oferecido de forma totalmente gratuita.

O trabalho engloba o bem estar físico e metal da terceira idade. Na área dos serviços voltados para a saúde física estão sendo realizadas atividades diversas como caminhada; hidroginástica; fisioterapia; além da realização de visitas domiciliar e a realização de exames com testes de glicemia capilar; verificação da pressão arterial; encaminhamentos e realizações de cirurgias de catarata; e a campanha de vacinação contra a gripe (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde); dentre outras.

O CMI também realiza ações preventivas como palestras sobre o câncer de mama e do colo do útero; realização de exames com coleta de material (Papa Nicolau); como também o Projeto de Pesquisa sobre os Direitos da Pessoa Idosa, englobando as palestras sobre passe livre e carteira do idoso.

Na área dos serviços voltados para a saúde mental dos idosos, estão sendo organizadas palestras educativas sobre autoestima (junto com CRAS I e CRAS II), além da realização de dinâmicas e oficinas. Entre elas estão: leitura de textos e mensagens; beleza; confecção de quadros com colagem de flores; confecção das flores e outros adereços.

O trabalho ainda conta com o apoio das ações desenvolvidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que também desenvolve atividades com a melhor idade da cidade.