Oeiras fecha parcerias para construção de obras de macrodrenagem

No intuito de efetivar o sistema de macrodrenagem na cidade de Oeiras, o prefeito municipal, Lukano Sá, vem ao longo de sua gestão fazendo parcerias para que a obra seja executada. Um dos grandes parceiros nesse processo é o senador Ciro Nogueira, que também vem fazendo gestão no propósito de validar a construção das adutoras e da galeria pluviométrica.

Nesse sentido, outra grande parceria nesse melhoramento urbano é o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutra, através da secretária Janaínna Marques, que participou de uma audiência nesta última terça-feira (23) em Brasília com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o Governador do Estado, Wellignton Dias, que dialogaram a respeito da renovação dos convênios da macrodrenagem de Oeiras e do dique do Poti Velho. Foi acertado nessa reunião o primeiro repasse para retomada das obras, no valor de R$ 10 milhões, que devem ser liberados em alguns dias.

As obras foram contratadas em 2014, mas foram paralisadas por falta de recursos e por pendências nos projetos. A macrodrenagem é uma obra de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Prefeitura de Oeiras, onde serão construídas duas adutoras: uma que vai interligar o açude Soizão ao Riacho Mocha e outra que receberá águas da galeria pluviométrica, que capta água da Vila Santa Teresa e Chapada do Fio, para a ampliação do açude Serra Pelada, também conhecido como Açude do Canela.

“Estas são obras de grande alcance social que, além de preservar os imóveis históricos de Oeiras, que foi a primeira Capital do Piauí, evitando alagamentos, aumentará a capacidade de reserva de água no município, fazendo assim com que a água escoe e evitando diversas doenças que oferecem grande risco à população”, afirmou a Secretária de Infraestrutura, Janaínna Marques.

lukano site