Reunião alinha estratégias para a próxima EXPOEIRAS

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu na última sexta-feira (17) o vice-presidente da APICCOVI – Associação Piauiense Criadores de Caprinos e Ovinos, Valter Neto, momento que também contou com a presença do Coordenador Estadual de Irrigação, B.Sá, e do Gerente Geral do Banco do Nordeste Agência de Oeiras, Carlos Washington, além de outros convidados.

Na ocasião, foram explanadas as diversas conquistas no que se trata da criação de caprinos e ovinos no Estado do Piauí, sobretudo do melhoramento genético dos rebanhos, o que tem facilitado o acesso a esses animais no mercado consumidor.

Para Valter Neto, a criação de ovinos e, sobretudo, de caprinos, vem sendo uma das alternativas mais promissoras para a região do semiárido por conta de sua resistência às intempéries climáticas e por sua capacidade de aproveitamento de forragens de baixa qualidade, principalmente na época de seca. “Hoje o Piauí vem se destacando com a qualidade genética de seu rebanho, e a cada dia estamos buscando melhorar ainda mais a cadeia produtiva de nosso estado. A realização de eventos como a EXPOEIRAS é muito importante para que haja a interação entre os produtores desses animais, fortalecendo ainda mais o mercado de rebanhos do Piauí”, ressaltou o vice-presidente da APICCOVI.

Este encontro está em consonância com a preparação para quarta edição da EXPOEIRAS – Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras, que atrai uma grande quantidade de produtores, além de empresários e empreendedores do agronegócio, que compartilham estratégias e buscam acima de tudo adquirir informações que possam aplicar em suas propriedades agrícolas.

Durante o bate-papo, o Gerente Geral do Banco do Nordeste Agência de Oeiras, Carlos Washington, destacou que após os incentivos provenientes da EXPOEIRAS ao produtor rural, houve uma redução de 80% da procura de créditos para o custeio de ração, uma vez que esses agricultores, por meio de tecnologias fornecidas pela Prefeitura de Oeiras, estão produzindo a ração de seus rebanhos.

Segundo o Prefeito Lukano Sá, esse tipo de encontro é de fundamental importância para se alinhar estratégias que venham beneficiar o homem do campo, tendo a EXPOEIRAS como vitrine para essa realidade. “A nossa proposta é fazer com que a EXPOEIRAS seja o momento onde o produtor rural vá de encontro aos dispositivos que possam viabilizar o crescimento de sua produção. Injetar recursos no setor primário é a nossa prioridade, tornando esse agricultores um tanto quanto autossustentáveis e aproximando-os das empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após os eventos”, destacou Lukano Sá.