Ações em saúde da mulher são estendidas à zona rural de Oeiras

Algumas das principais demandas atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras são os atendimentos voltados para a saúde da mulher. Esse tipo de ação tem se estendido também para a zona rural, e vem contemplando mulheres que nunca tinham feito exames dessa natureza.

Dentre os exames que vem atendendo à demanda das mulheres na cidade de Oeiras está o de Papanicolau. O exame ginecológico serve para detectar alterações no colo do útero, como inflamações, doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, ou o câncer do colo do útero. Para fazer o exame do Papanicolau, o ginecologista passa uma escova especial no epitélio escamoso do colo do útero, retirando uma pequena amostra de células, que será avaliada no laboratório.

Segundo a enfermeira Alexsandra Fontes, esse exame deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. “É muito importante realizar esse exame, porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer”, destacou a enfermeira.

Essa é uma das ações da gestão do Prefeito Lukano Sá que buscar oportunizar às mulheres do município mais qualidade de vida, por meio de métodos preventivos. Graças às novas técnicas de rastreamento do exame de Papanicolau, a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo no mundo inteiro.