Reunião trata de novas etapas de projeto na comunidade Canto Fazenda Frade

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, realizou neste último sábado (21) uma reunião na localidade rural Canto Fazenda Frade com o propósito de orientar os moradores inseridos no projeto de plantação de pimenta malagueta. O espaço tratou das próximas etapas que serão executadas.

O projeto foi idealizado pelos técnicos da secretaria Municipal de Indústria e Comércio, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de garantir aos moradores deste povoado novas estratégias de subsidiar as suas demandas familiares. A gestão do prefeito Lukano Sá vem buscando incrementar a renda do produtor rural dando às comunidades estrutura para a produção agrícola.

O povoado Canto Fazenda Frade foi reconhecido nos últimos anos como uma comunidade quilombola, o que tem favorecido os investimentos para esta região. Segunda a secretária de Indústria e Comércio, Carla Martins, a região precisava de uma atenção especial, visto que seu quadro social de vulnerabilidade a colocava no nível bastante preocupante.

“Por meio desta ação procuramos contribuir na geração de renda dos moradores desta comunidade, além de promover a elevação da autoestima dos que estão envolvidos no projeto. Para nós é muito gratificante ver este projeto dando resultados e quem ganha com isso é o próprio município de Oeiras, que passa a ter um novo produto no mercado, ao mesmo tempo que se tem um incremento na receita da cidade. Trabalhamos sempre assim, focados no intuito de sempre conseguirmos atingir resultados satisfatórios”, destacou Carla Martins.

Foram contempladas pelo programa um grupo de 11 mães de família. Na primeira etapa foram plantadas 500 mudas e que já estão dando frutos. A reunião serviu para sensibilizar as mulheres sobre a importância da capacitação que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizará nos dias 10, 11 e 12 de abril, na sede da comunidade. A capacitação será para fabricação de molhos, picles, pastas e geleias.