Em Oeiras, 17ª Primavera dos Museus leva estudantes a exposição e bate-papo sobre vivências do povo negro

Seguindo com a programação da 17ª Primavera dos Museus, o Solar das Doze Janelas recebeu entre os dias 19 e 21 de setembro a exposição ‘Rotas de Cura’, assinada pelas artistas visuais, Aline Guimarães e Ivih Ribeiro. Na exposição, as artistas refazem os caminhos de cura ancestral, através da representação do saber-fazer adornos, tranças e penteados que, além de enfeitar, carregam histórias de resistência do povo negro no Brasil.

“A exposição aqui em Oeiras deu um sentido ainda maior para o trabalho que a gente faz. O que a gente espera com as telas é que as pessoas se identifiquem e aqui tivemos esse contato direto e recebemos relatos positivos de várias adolescentes, com referências sobre cabelo, sobre se inspirarem, se identificarem. E solidifica ainda mais o sentido que quisemos dar, quando falamos sobre estética, de povo, de reconhecimento e reafirmação das nossas tradições, através dos nossos enfeites, adornos. Então, todo o sentido da exposição foi vivido de forma muito legítima aqui em Oeiras”, celebra Ivih Ribeiro.

Num momento de interatividade, viabilizado pela parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação, estudantes da rede municipal de ensino participaram de bate-papos com as artistas sobre os trabalhos expostos e o tema central do evento “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

“É a quarta vez que fazemos a exposição deste trabalho, é a primeira vez fora de Teresina e também a primeira vez que conseguimos ter mais contato com as pessoas. Aqui, nós conversamos com as crianças, elas pegaram nas telas e vimos que estavam realmente interessadas na nossa arte”, comenta Aline Guimarães.

Nesta 17ª edição, a Primavera dos Museus busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelas instituições museais e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temáticas relevantes da sociedade contemporânea, oferecendo oportunidades para pensar sobre a construção da democracia de seus agentes.

Organizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a agenda envolve instituições culturais e educacionais da cidade e segue até sexta-feira, 22, com a exibição do filme “Niède”, de Tiago Tambelli, no Cine Teatro.