Comissão Intersetorial do Selo Unicef realiza reunião em Oeiras

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef, em Oeiras, esteve reunida nesta sexta-feira, 19, na primeira reunião estratégica para planejar a agenda de trabalho e monitorar os indicadores do município, para obtenção do Selo na edição 2017-2020. De acordo com a articuladora municipal do Selo Unicef, professora Francisca Inês Martins, o foco do encontro, realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi a atualização dos indicadores sociais.

“O objetivo primordial desta reunião é divulgar as tarefas para janeiro e fevereiro, pois temos uma formação em março e tarefas a cumprir. Precisamos atualizar os indicadores e fazer um direcionamento para a linha de trabalho. Foi distribuída também a linha de base para todos os participantes da Comissão Intersetorial”, comenta a articuladora, acrescentando que no encontro também esteve em pauta a criação dos NUCAS, Núcleos de Cidadania dos Adolescentes.

O Selo Unicef – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade conquista pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Selo estimula os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs. Esta edição do Selo Unicef contempla a realização de dois fóruns comunitários, o primeiro realizado ainda neste semestre, e a criação dos Nucas como atividades obrigatórias.

Você pode gostar...