Oeiras realiza pré-conferência de Saúde

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta última terça-feira (16) a primeira pré-conferência da saúde do município, no povoado Boa Nova. O evento foi realizado sob a orientação da enfermeira Alexandra e teve a participação de aproximadamente 110 habitantes da localidade.

As pré-conferências são espaços que permitem uma maior divulgação da V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras e pode ter várias finalidades: eleição dos delegados; levantar os problemas de saúde nos espaços mais próximos à população, proporcionando a participação de comunidades isoladas; e levantar dados primários para elaborar as diretrizes da política de saúde. Devem ser realizadas por volta de dois meses antes da Conferência e seus debates também devem ser norteados pelo tema central desta.

O evento contou com o apoio e mediação de outros profissionais da saúde, como da coordenadora municipal da Atenção Básica, Rai Vieira, e do coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, Miguel Ribeiro.

“O evento aconteceu de forma organizada, foi tranquilo e com grande participação popular, onde foram levadas 20 propostas a serem encaminhadas à V Conferencia Municipal de Saúde de Oeiras.  Na oportunidade foram eleitos três delegados para representarem a população local na referida conferência, nos dias 08 e 09 de julho”, destacou a enfermeira Rai Vieira.

Até a realização da V Conferencia Municipal de Saúde de Oeiras, outros povoados irão receber as pré-conferências, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.