Prefeitura de Oeiras realiza ações do Prefeitura Itinerante no povoado Morro Redondo

Foi realizada em Oeiras neste último sábado (13), a sexta edição em 2014 do projeto que visa aproximar ainda mais a gestão pública municipal da população, principalmente da zona rural, o Prefeitura Itinerante. O povoado Morro Redondo foi o último beneficiado com as ações que são promovidas pela Prefeitura Municipal, juntamente com todas as Secretarias Municipais, este ano.

A programação iniciou logo cedo, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte que realizou corridas em três modalidades (infantil, infanto-juvenil e adulto), depois foi à vez das partidas de futebol com equipes formadas por jogadores amadores da região. Enquanto isso na escola municipal do Morro redondo, outras ações eram desenvolvidas pelas demais secretarias.

A Secretaria Municipal de cultura exibiu documentário sobre a reconstrução do reisado no Piauí, na perspectiva que o público alvo, docentes da rede municipal, se sentisse motivados a resgatar as manifestações culturais da comunidade que vem se perdendo com o passar do anos.

Já a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou roda de conversa voltada para o público jovem, falando sobre drogas, violência e abuso sexual, além de contar com orientadoras do Programa Bolsa Família, para fazem cadastros e dar orientações aos moradores. Ainda por meio da SEMAS, foi oferecido corte de cabelo gratuitos à população local.

Ao mesmo tempo, em outro stand a Secretaria de Indústria e Comércio, ofereceu curso de confecção de chaveiros feitos com tecido. Já com intuito de fornecer orientações aos produtores rurais da região, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), expôs em seu stand, Kits de irrigação e fez demonstração de fenos de leucina, mata-pasto e malvina. A equipe da SEMA também forneceu informações sobre os programas Seguro e Garantia Safra e Bolsa Estiagem.

Durante a Prefeitura Itinerante, a Secretaria Municipal de Educação realizou reunião com os pais da comunidade, expondo resultado e traçando estratégias para o ano de 2015, além de fazer entrega de medalhas e tênis a alunos do povoado que foram destaque em competição dos jogos estudantis de 2014.

A Secretaria Municipal de Saúde fez atendimentos na Unidade Básica de Atendimento (UBS) do povoado. Dentre as ações destacaram, a aplicação de flúor para crianças de quatro a 12 anos, a distribuição de preservativo, ações educativas sobre doenças como Dengue e Doença de Chagas, testes rápidos de PSA, dentre outras atividades.

No evento também contou com um núcleo de Práticas Jurídicas, onde foram realizados atendimentos e orientações ao público local. Para Josafá Carvalho, esta ação chegou em boa hora, visto que o mesmo esta em processo de divórcio.

“Essa ação da Prefeitura Itinerante, é muito boa, veio facilitar demais esse processo de separação, por que seu eu entrasse com uma ação judicial sairia muito caro para mim, uma vez que eu teria que pagar um advogado. Com isso reduz em grande parte também a burocracia que iriamos enfrentar”, destacou Josafá Carvalho.

Durante o desenvolvimento das ações o Prefeito Lukano Sá visitou todos os stands de serviços e ainda visitou algumas casas da comunidade, estreitando relações e escutando sugestões. No encerramento das atividades, houve o pronunciamento das autoridades, dentre elas, o vereador Martinho Menezes, que falou da importância do Prefeitura Itinerante para a comunidade do Morro Redondo e dos benefícios que ela pode proporcionar a população do lugar.

“Esse evento é uma maneira muito benéfica da gestão municipal está presente junto ao povo, não só em obras, mas de maneira humana, trazendo suas propostas e vindo de encontro com o povo cheio de anseios”, frisou o vereador.

Durante a sua fala o Prefeito Lukano Sá expôs as suas realizações na comunidade Moro Redondo, como a perfuração de poços tubulares que ampliam o abastecimento para a população. O gestor também de mostrou satisfeito com o andamento das obras da sede própria da UBS do povoado e da quadra poliesportiva. Em seu pronunciamento, Lukano Sá, reafirmou ainda que está sempre disponível e que está junto ao povo é um dever do gestor municipal.

“A Prefeitura Itinerante é um evento exitoso. Estamos muitos orgulhosos em realiza-lo. superamos nossas expectativas e estamos cumprindo nosso objetivo que é fazer essa integração do nosso secretariado com o povo. Essas ações proporcionam a troca de experiência e viabilizam a oportunidade de fazermos uma reflexão do que foi conquistado e o que ainda precisamos conquistar”, explicou o Prefeito Lukano Sá.

Após o pronunciamento foi feito a entrega das medalhas e troféus dos competidores das práticas esportivas realizada pela Secretaria Municipal de Esporte. Para finalizar o evento foi servido um almoço ofertado pela Prefeitura Municipal de Oeiras. Além do Prefeito Lukano Sá e seu secretariado, estiveram presentem o vice-prefeito, Abimael Soares, os vereadores José Alberto e Martinho Meneses e o ex-prefeito Dr. B. Sá.

As ações encerram nesta terça-feira (16) com o projeto Cine jovem, da Secretária de Juventude, que consiste na exibição de filmes brasileiros liberados pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em praça pública.

Estão sendo visitadas, prioritariamente, as comunidades com a maior concentração de habitantes, possibilitando um contato maior com as ações desenvolvidas pela administração municipal. Este ano o povoado Várzea Tranqueira, a comunidade quilombola Canto Fazenda Frade e as comunidades Contentamento, Buriti do Canto e Buriti dos Reis também receberam as ações do projeto. Em 2015 outras localidades da zona rural de Oeiras também serão beneficiadas.