Banda Santa Cecília recebe incentivos da Prefeitura de Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, vem ao longo da gestão do Prefeito Lukano Sá intensificando os incentivos e o apoio às mais diversas manifestações culturais e dentre elas a banda Santa Cecília, que há mais de 60 anos vem fazendo parte das festividades cívicas e religiosas da cidade.

A Banda Santa Cecília foi criada por decreto em 3 de setembro de 1940, do então prefeito de Oeiras Orlando Barbosa de Carvalho. A apresentação oficial se deu em 10 de novembro, durante a inauguração do coreto da Praça da Bandeira, e com o passar das mais de seis décadas de existência se tornou uma referência cultural da cidade.

Como via de resgate à memória e manutenção da identidade da cidade, a banda de música está se apresentando na Praça do Coreto, aos domingos, onde executam músicas dos mais variados estilos.

Para manter viva esta tradição musical que caracteriza a cidade, a Administração Municipal vem estimulando os jovens da cidade para que possam prosseguir com a arte dos instrumentos de sopro e de percussão. Com este intuito foi criada a Banda Santa Cecilia Mirim, que vem se apresentando em diversos eventos do município.

“Esse tipo de ação é muito importante pois na administração do prefeito Lukano Sá a banda recebeu apoio para se regularizar enquanto associação. Hoje, organizada com estatuto, está apta a concorrer à editais e tem contrato com a Prefeitura, com calendário de apresentações acertado com a Secretaria de Cultura. Ainda nesta parceria, os músicos ensinam crianças no projeto Banda Santa Cecília Mirim, que funciona duas vezes por semana no Solar das 12 Janelas”, relatou o secretário de cultura, Stefano Ferreira.

A Banda Santa Cecilia é um dos notáveis patrimônios intangíveis da cidade e que devido a sua importância recebe a atenção do Prefeito Lukano Sá, que é grande entusiasta das manifestações culturais da cidade de Oeiras.