Prefeitura de Oeiras realiza workshop sobre Empreendedorismo, arte e religiosidade

A Prefeitura de Oeiras através da Secretaria de Industria e Comércio e da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o SEBRAE-PI, realizarão o workshop “Empreendedorismo, arte e religiosidade”. O evento que será realizado nesse sábado (17) no Solar das 12 Janelas, a partir das 8h00, tem como intuito agregar valor ao patrimônio material e imaterial da cidade.

Segundo o Secretário de Cultura, Stefano Ferreira, o trabalho começou antes da Semana Santa, quando o Prefeito Lukano Sá aderiu a uma proposta do SEBRAE-PI de trabalhar na qualificação e na melhoria do artesanato local e nos serviços para que possamos receber melhor o turista na cidade.

“A Prefeitura aderiu a proposta e em seguida um trabalho de mobilização foi realizada pela Secretaria de Industria e Comércio, com os artesões locais. Também foi feito um trabalho de pesquisa por dois consultores do SEBRAE da cidade. Eles contaram com o apoio da Secretaria de Cultura”, explicou.

Para o secretário de cultura, a cidade vai passar por um processo de capacitação,onde a população precisa estar envolvida, assim como todos os agentes ligados a rede de turismo da cidade. “Houve uma mobilização dos artesãos e a associação deles também está bastante envolvida com a ideia. No sábado, vai ser o momento onde esses consultores vão ouvir esses grupos organizados, como é o caso dos agentes de turismo e os artistas”, ressaltou.

Os artesãos que não estão associados na associação de Oeiras, mas que produzem artesanato, também poderão participar. “Este é um momento onde os consultores vão mostrar suas impressões sobre cidade, expondo o que já coletaram em termo de identidade. O intuito agora, é trabalhar o que iremos produzir com a cara de Oeiras. Precisamos ter produtos que caracterizem a cidade, para que onde quer que a peça esteja, fique claro que ela veio de Oeiras. E isso, não será apenas um produto, mais uma cartela que ao longo do tempo será produzido” finaliza Stefano.

A programação vai contar com apresentação dos relatórios feitos, como também com uma palestra do potencial turístico da cidade, além da explanação dos consultores e de técnicos locais, e outros agentes ligados a essa questão cultural.

A programação do evento deve seguir das 8h00 às 12h00, continuando no período da tarde, até 16h 30. A noite no café encanto terá uma mostra de grupos culturas da cidade.