Oeiras recebe campanha de combate a Hanseníase

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando durante todo o mês de janeiro a campanha de combate à Hanseníase. Segundo a enfermeira Julia Sene, a campanha tem objetivo de informar e explicar sobre o que é a doença e os seus sintomas, além da realização de exames preliminares para identificar a existência de sintomas para a realização de um futuro tratamento.

“O paciente com hanseníase, além do tratamento, precisa de acolhimento, não de preconceito. Quanto mais cedo for o diagnóstico é melhor para o tratamento. Com o diagnostico precoce o doente consegue tratar-se de maneira adequada, para que assim possa viver a sua vida absolutamente saudável. Estamos fazendo essa campanha da melhor maneira possível, uma de nossas estratégias é midiatizá-la para que todos possam saber de sua importância”, destacou a enfermeira.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência; dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.

Em Oeiras o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da doença é feito por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia. Ainda de acordo com enfermeira Julia Sene, como em outras campanhas, a imagem de Nossa Senhora das Vitórias no mirante Morro do Leme passa a receber uma iluminação especial este mês, desta vez amarela.

No próximo dia 28 será comemorado o dia de combate à hanseníase com o tema “Hanseníase: livre do preconceito, abrace a causa”. Para simbolizar a data a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, realizará palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A gestão do prefeito Lukano Sá busca, por meio destas campanhas, a implementação de uma política de diagnósticos e tratamentos precoces para evitar possíveis epidemias de doenças na cidade. As ações visam proporcionar a população de Oeiras serviços de saúde eficientes e de qualidade.