Turmas do Pronatec realizam desfile e exposição de produtos em Oeiras

Na última quarta-feira (12), no Centro de Referência de Assistência Social, CRAS I, ocorreu o evento de apresentação das turmas do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Ao todo foram apresentadas duas turmas do curso de Costura e uma de Cabeleireiro Assistente.

O programa, que foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, está sendo ofertado pelo Senac-PI e destinado a convidados e colaboradores da Prefeitura Municipal de Oeiras.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito municipal, Lukano Sá, a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Leite, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, dentre outros colaboradores da administração municipal. O evento contou com exposição de produtos feitos pelos alunos e desfile de alunas que vestiram roupas confeccionadas durante o curso e mostraram penteados resultantes do aprendizado.

A secretária Carla Martins ressaltou a importância do bom aprendizado que, segundo ela, depende não somente do professor, mas principalmente do aluno. “Esse resultado é que garante a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho”, enfatizou. A secretária disse ainda que ao término de cada curso a secretaria entra em contato com os alunos para a inserção no mercado de trabalho. No curso de Cabeleireiro, por exemplo, ao receber o contato, muitas alunas dizem que já estão realizando a atividade em suas próprias residências.

O prefeito Lukano Sá frisou a importância da qualificação e disse que o benefício que o Governo Federal repassa para cada aluno é bastante válido, mas não é o principal motivo para a permanência e empenho dos alunos nos cursos. O gestor municipal parabenizou todos os alunos, professores e a equipe da Semas e Semic que são parte fundamental para que os cursos aconteçam. Lukano falou ainda da importância do trabalho da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio na inserção desses alunos no mercado de trabalho.