Prefeitura de Oeiras realiza ações da campanha Novembro Azul

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quinta-feira (13) o dia “D” do Diabetes e Atenção à Saúde do Homem. O evento alusivo à campanha do Ministério da Saúde Novembro Azul acontecerá na Praça Costa Alvarenga, das 8h às 12h. O objetivo da ação é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

O evento está sendo organizado pelas coordenações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Saúde do Homem, Hiperdia e Atenção Básica. Conta com o apoio da SEMEL, SEMAS e Secretaria Municipal de Cultura. A abertura oficial foi realizada nesta terça-feira (11), às 20h, no Estádio Gerson Campos, durante a partida do Campeonato Municipal entre os times de Oeirense e Jureminha.

Na ocasião, os jogadores das equipes entram com faixa divulgando o evento e também houve a distribuição de material informativo para o público presente. Já no dia 13, além da realização de panfletagem com material informativo, haverá também prestação de serviços como: aferição de pressão arterial; teste de glicemia; roda de conversa com psicólogo; avaliação antropométrica; orientações nutricionais (com foco para prevenção do câncer e diabetes) e exposição de alimentos saudáveis.

Como na campanha Outubro Rosa, voltada para a saúde da mulher, para simbolizar as ações que estão sendo desenvolvidas, a imagem de 13 metros de altura da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Vitória, situada no alto do Morro do Leme, que pode ser vista de vários pontos da cidade, recebeu um iluminação especial, desta vez com refletores na cor azul.

Durante todo o mês de novembro as ações do Novembro Azul estarão sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural da cidade. Além das ações rotineiras relacionadas a Atenção à Saúde do Homem, com enfoque a prevenção do câncer de próstata, ocorrerão outras ações, como imunização e tratamento e também de prevenção à agravos e outras doenças como diabetes, hipertensão, dentre outras patologias.

Nesta quarta-feira (12) também será executada uma ação alusiva ao evento do Novembro Azul, com a realização de avaliação antropométrica e cadastro das pessoas que participam dos grupos de caminhada, acompanhados pelos profissionais de educação física do NASF e SEMEL, das16h às 18h, na Praça do Estádio Gerson Campos.

Segundo a coordenadora do NASF, a nutricionista Márcia Estevão, a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras oferece rotineiramente, através das Unidades Básicas de Saúde, serviços de prevenção e tratamento adequados e de qualidade para diabetes e outras doenças, através das equipes de Saúde da Família, que contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde; e do NASF com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos e assistente social, dentre outros profissionais.

De acordo com a coordenadora, o oferecimento de um vasto quadro de serviços voltados para melhor qualidade do serviço de saúde do município tem sido uma das preocupações da gestão do Prefeito Lukano Sá. Tais como: roda de conversas, palestras educativas, exames, acompanhamento de grupos (caminhadas, qualidade de vida, hipertensos e diabéticos, e outros), avaliação do pé diabético, consultas, atendimentos domiciliares, medicação, imunização, dentre outros.