Oeiras realiza dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou no ultimo sábado (08) da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, do Ministério da Saúde. Os postos de Saúde de Oeiras ficaram abertos das 08h às 17h para vacinar crianças com idades entre 6 meses e 4 anos.

O objetivo é imunizar menores de 5 anos ainda não vacinados e corrigir falhas primárias da vacinação contra sarampo e rubéola, visando assim garantir a manutenção do estado de eliminação das doenças no país, assim como a erradicação da poliomielite.

A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal em cada campanha. Estarão disponíveis, além das vacinas contra poliomielite e sarampo, as vacinas contra caxumba, rubéola e varicela. Para vacinar as crianças que estão nas faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde os pais ou responsáveis devem levá-las a um dos oito postos de vacinação fixos.

Prezando pela saúde das crianças oeireses e pela correta vacinação e imunização, campanhas como estas têm sido intensificados no município durante da gestão do Prefeito Lukano Sá.

“Nosso objetivo é ultrapassar a meta mínima e vacinar todas as crianças oeirenses que estão nas faixas etárias preconizadas. A Prefeitura Municipal de Oeiras e a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras trabalham conjuntamente para realizar com eficácia as ações de vacinação. Profissionais de Saúde receberam as informações técnicas necessárias para o planejamento, operacionalização e monitoramento das campanhas”, assegura a secretária Auridene Freitas.

A vacina é uma atividade de rotina, as campanhas são sugeridas como mecanismos de intensificação. Em cada posto de vacinação o registo é feito de maneira virtual, facilitando assim que os agentes de saúde possam ter um acompanhamento melhor das vacinas recebidas por cada criança.

A Campanha prossegue até o fim deste mês, mas no dia 22 será mais uma vez intensificada, facilitando para aqueles que não compareceram no início das atividades. Além da vacinação oferecida pela campanha, se houver crianças com vacinas atrasadas é o momento oportuno para coloca-las em dias, recebendo assim ainda a vacina da vitamina A.

Atenção aos Postos de Vacinação da Zona Urbana, do dia “D”:

• Unidade de Saúde Dr. Pedro Barbosa – Centro
• Unidade de Saúde Dr. Gerardo Magela – Várzea