Campeões da matemática, estudantes de Oeiras participam do 8° Encontro do Hotel de Hilbert no Rio Grande do Norte

Dois frutos da Educação Municipal de Oeiras e medalhistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) participaram, entre os dias 24 e 27 de julho, do 8° Encontro do Hotel de Hilbert, em Natal (RN).

Os campeões Igor Gabriel e Maria Gabriella representaram Oeiras e o Estado do Piauí no evento, que é considerado o maior encontro de matemática do Brasil e reuniu 160 estudantes de todo o país para uma imersão no mundo da matemática, com uma programação com aulas, palestras, minicursos, oficinas, desafios, gincanas, jogos e recreação.

A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os participantes foram selecionados com base no desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica (PIC) Júnior, destinado aos premiados da OBMEP.

O Hotel de Hilbert

O evento é uma analogia ao paradoxo do infinito, apresentado pelo o matemático alemão David Hilbert, em 1925. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto número N pula para o quarto N+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.