Oeiras ganha cada vez mais expressividade turística no Brasil

A cidade de Oeiras, primeiro núcleo urbano e capital do Piauí, há muito é conhecida por suas potencialidades turísticas, devido ao seu patrimônio cultural, arquitetônico e material. Por suas peculiaridades, nos últimos anos a cidade têm se fortalecido não apenas como potencial para esse fenômeno social, mas tem se tornado um dos principais destinos para aqueles que gostam de uma boa história ou de esportes e aventuras.

Localizada no sertão do Piauí, quem toma Oeiras como destino de cara é envolvido por uma atmosfera mágica. Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, Oeiras tem identidade própria, algo que a faz diferente, por isso atualmente integra o mapa dos municípios turísticos brasileiros. Essa inclusão permite que a cidade possa concorrer em editais nacionais de cunho cultural. Recentemente, Oeiras sediou um encontro com as cidades do estado do Piauí que fazem parte do Polo Turístico Histórico, onde foram discutidos benefícios que podem agregar valor a essas cidades.

Os investimentos que vem sendo realizados pela gestão municipal desde o ano de 2013 tem despertado a atenção das operadoras de turismo. Há pouco mais de um mês foi fechada uma parceria com a empresa Miracéu Turismo, que já levou à Oeiras um grupo da melhor idade, que na ocasião fizeram visitas guiadas e assistiram um documentário com relação à cultura oeirense. Estima-se que, ao longo do ano, outros grupos venham à cidade no mesmo propósito. Ainda em 2013 o município de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou de um evento internacional de turismo religioso no Rio de Janeiro onde, junto com outros municípios, pode demonstrar o que a cidade tem de melhor neste segmento.

O turismo na cidade de Oeiras fica ainda mais aguçado durante a Semana Santa, evidenciando que o seguimento religioso é uma das principais potências do lugar. De acordo com Stefano Ferreira, o número de turistas vem crescendo nos últimos anos devido à midiatização dos eventos litúrgicos e culturais típicos da época por meio de sites e, sobretudo, por transmissão televisiva. Isso tem impactado positivamente a rede hoteleira, bares e restaurantes de Oeiras. “Segundo uma pesquisa realizada, muitas pessoas disseram que passaram a vir a nossa cidade a partir do momento que viram na TV. Tudo isso é resultado de investimentos, de planejamento e com essas estratégias estamos tendo bons resultados”, justifica Stefano Ferreira.

Ainda no sentido de promover o turismo, a gestão municipal criou o aplicativo VILA. Essa inovação tecnológica coloca a cidade de Oeiras em destaque e alinhada às propostas da globalização, de modo que, de qualquer lugar do planeta, as pessoas podem ter acesso às informações inerentes à cidade. O sucesso do aplicativo foi imediato, sendo apreciado por milhares de usuários que passaram a ter, de maneira bem mais acessível, informações pertinentes à cultura e história da Primeira Capital. O aplicativo VILA foi desenvolvido pelo jovem oeirense Laurentino Junior, formado em Sistema de Informação pela UFPI.

Por meio de um calendário cultural bastante dinâmico, a cidade oferece a cada dois meses eventos bastante expressivos como a Semana Santa, um dos maiores festejos religiosos do Brasil; a EXPOEIRAS, maior feira agropecuária do Piauí, com expressividade nacional; e o Festival de Cultura, também um dos maiores eventos culturais do Estado. A partir desse ano integram o calendário festivo da cidade o Festival Nacional de Bandolins e o Festluso (festival internacional de teatro por meio de intercâmbio dos países que falam a língua portuguesa).

“Todas essas ações mostram resultados positivos das políticas públicas do município no sentido da promoção do turismo. São eventos que aquecem a economia local, resultando numa maior circulação de capital. Oeiras hoje é uma cidade mapeada no seguimento cultural, por esse motivo temos toda uma noção de em que áreas devemos investir mais”, pontuou o Secretário de Cultura e Turismo de Oeiras.