Prefeitura de Oeiras realiza a V Conferência Municipal de Saúde

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Oeiras, está realizando a V Conferência Municipal de Saúde. A programação do evento inicia hoje (08), com a abertura oficial, e estende-se até amanhã (09), onde serão apresentados os trabalhos e, à noite, será encerrado. O encontro ocorre na sala de reuniões da Paróquia da Sagrada Família, localizado no bairro Oeiras Nova.

Antes do evento, durante todo o mês de junho, a equipe organizadora realizou várias pré-conferências de saúde nas zonas urbana e rural de Oeiras, atentando-se à algumas comunidades estratégias, onde foram discutidas e sugeridas melhorias para a saúde na cidade. Nesses encontros foram também eleitos os delegados que terão direito ao voto na Conferência Municipal de Saúde.

As Conferências Municipais de Saúde são práticas consideradas como bem-sucedidas e constituem em espaços político-administrativos, onde poderão emergir de forma concreta as representações dos diferentes interesses envolvidos na construção e gestão dos Sistemas Locais de Saúde. Permitem ainda que a participação social popular adquira finalmente uma expressão operativa e real na comunidade.

A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos e é uma obrigação de todos os municípios. Caso isso não ocorra, o município pode ser penalizado com o corte de repasses governamentais para o setor.

Programação:

08 de julho: