Finalizando os últimos detalhes para o IX Festival de Cultura de Oeiras e a II Feira Literária da cidade (FLOR), a Prefeitura Municipal, através da Secretária de Cultura e Turismo, realizou uma reunião com acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí nesta quinta-feira (6) para cadastrar voluntários para atuar durante os eventos que ocorrerão nos dias 13, 14 e 15 de novembro na cidade.
Durante o encontro, que ocorreu às 19h no auditório da UESPI – Campus Professor Possidônio Queiroz, o secretário de cultura, Stefano Ferreira, apresentou toda a programação do evento junto com a proposta de voluntariado. Ao final da reunião, 53 alunos dos cursos de História, Letras-Português e Pedagogia se cadastraram para atuar voluntariamente no evento.
Este é o primeiro ano que o Festival vai contar com o apoio de voluntários, através desta parceria com a UESPI. Os jovens devem ser divididos em três categorias: trabalho de recepção de turistas; acolhimento e atuação nos locais que receberam espaços da programação; e apoio na sala de imprensa que será montada na cidade.
“O voluntariado dentro do Festival é uma forma de deixar os acadêmicos e a sociedade mais participante do evento e mostra a questão da responsabilidade. Fazer parceria com essa entidade é uma via para que a cidade se aproprie do evento, uma vez que tudo é concebido pelo poder público com a participação ativa da população”, explicou Stefano Ferreira.
Este ano o Festival, que conta com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos, homenageará O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra também devem receber espaços do evento.
Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperadas nos três dias de evento. O Prefeito Lukano Sá destaca a importância do Festival de Cultura para a cidade, tanto nos aspectos culturais como econômicos. A expectativa é de que a lotação do setor hoteleiro seja completamente preenchida neste período e que o evento represente um aquecimento de 60% na economia da cidade.
Programação do IX Festival de Cultura de Oeiras